quinta-feira, 8 de julho de 2021

Evandro Leitão anuncia ações do Pacto Contra o Coronavírus no interior do Ceará


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT) anunciou, durante a sessão plenária presencial e remota, nesta quinta-feira (08/07), que, a partir da próxima semana, o Cadastro Solidário, ação do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará, percorrerá 12 municípios do interior do Estado, visando realizar o cadastro da população para vacinação contra a Covid-19.

“Na próxima semana, iremos publicizar quais serão os municípios. Adianto que a ação acontecerá no Cariri, região norte, Vale do Jaguaribe, região metropolitana, para que, a partir da Aprece e das câmaras de vereadores, possamos fazer uma exposição, dialogando com representantes da população, para tentar sensibilizar a todos e tentar evitar uma terceira onda”, enfatizou Evandro Leitão.

O parlamentar apontou a importância do cadastro para vacinação e que a imunização é a saída para a volta das atividades. “A população precisa compreender que as vacinas são seguras, eficazes e são a saída para voltar à normalidade de antes da pandemia e evitar retrocessos na economia, nos empregos, na educação e, principalmente, no cuidado com a vida. O cadastro é o primeiro passo para a imunização”, disse.

Além do cadastro na Plataforma Saúde Digital, o presidente da AL afirmou que a intenção do projeto também é de conscientizar a população cearense para os riscos da pandemia, para a necessidade de manter o distanciamento social, higienização das mãos e atender os protocolos das autoridades de saúde. “Posteriormente, serão pensadas ações em outros âmbitos de desenvolvimento e recuperação econômica e geração de empregos”, adiantou o presidente da AL.

Evandro Leitão lembrou que, na última sexta-feira (02/07), uma ação conjunta do Ministério Público Estadual, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) iniciou busca ativa de pessoas ainda não cadastradas para a vacinação. A unidade móvel iniciou os trabalhos na Barra do Ceará e percorrerá diversos bairros de Fortaleza.

Na  última segunda-feira (05/07), funcionários da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) Fortaleza e da Faculdade CDL, no Centro da Capital, iniciaram o cadastro de cidadãos. A ação ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. “A Assembleia Legislativa é parceira dessa força-tarefa. Para ser cadastrado, o cidadão precisa ter em mãos documento original com foto, CPF e comprovante de endereço”, lembrou.

“A Casa do Cidadão instalada na Assembleia Legislativa também está realizando o cadastro daqueles que procuram os serviços do órgão”, reforçou Evandro Leitão. De acordo com ele, pessoas já agendadas, que estão em outros serviços, são levadas e estimuladas a realizar o cadastro de vacinação, caso não tenham realizado ou tenham enfrentado alguma dificuldade com o sistema.

O presidente da AL agradeceu o engajamento de todas as instituições que fazem parte do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará, citando o Governo do Estado - Secretaria Estadual da Saúde (Sesa); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL); Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público Estadual (MP-CE); Defensoria Pública do Estado do Ceará; Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE); Prefeitura de Fortaleza - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Federal do Ceará (UFC); e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e Assembleia Legislativa.

O deputado comemorou o avanço da vacinação no Ceará. Conforme destacou, o Estado tem 12,91% da população cearense totalmente imunizada, o que corresponde a 1.185.850 pessoas - com duas doses ou dose única. Já 8,5% das pessoas em situação de rua cadastradas nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP) foram vacinadas em Fortaleza. Segundo o parlamentar, a falta de documentação e dispersão territorial são impasses para maior cobertura desse grupo.

Ainda conforme o parlamentar, o Ceará está com 64,24% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 ocupados. Já os leitos de enfermaria estão com ocupação de 35,54%.

Em respeito às mais de 22 mil mortes, no Ceará, e 524.000 mortes, no Brasil, em decorrência da Covid-19, o presidente Evandro Leitão solicitou minuto de silêncio ao Plenário.

Últimas notícias