terça-feira, 13 de julho de 2021

Aprovada lei que institui política estadual de produção de caprinos de corte


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou projeto de lei de autoria do deputado Audic Mota (PSB), que institui a política estadual de produção de caprinos de corte no Estado. 

Entres suas finalidades, estão: disciplinar e fomentar a atividade, estimular o consumo, controlar, inspecionar e fiscalizar a produção, promover competitividade, com viabilidade técnica e econômica; integrar a cadeia produtiva, com redes de cooperação econômica e tecnológica; intensificar o manejo, com eficiência e rentabilidade; manter escala e a padronizacão dos produtos, regularizar o abate e o comércio, garantir qualidade e segurança alimentar, diminuindo o abate informal e combatendo o furto de animais. 

Segundo Audic Mota, a sua iniciativa ainda tem o objetivo de estimular o processamento industrial, familiar e artesanal dos derivados da caprinocultura e fomentar as pesquisas e a assistência técnica e extensão rural, para a modernização tecnológica e de gestão da cadeia produtiva. 

“Por exemplo, com o desenvolvimento de raças mais produtivas e adaptadas, será possível gerar produtos de melhor padrão de qualidade ao consumidor. O interesse é organizar a produção, proporcionar investimentos direcionados ao atendimento das demandas do mercado de caprinos”, acrescenta o deputado. 

Conforme a lei, planos e programas previstos na política estadual devem ser  formulados e implementados em articulação com as entidades representativas dos setores de produção, da indústria de processamento, das empresas e instituições federais, estaduais e municipais.

Últimas notícias