quarta-feira, 9 de junho de 2021

STF julga hoje (9), realização da Copa América no Brasil


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, marcou para a próxima quinta-feira (10) o julgamento de duas ações contra a realização da Copa América no Brasil. A sessão acontece de forma virtual, com votos apresentados por escrito, durante o período de 24 horas. A competição está prevista para iniciar no próximo domingo (13).

As ações julgadas são do PSB e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. Em ambas, eles alegam o risco de contaminação dos jogadores e torcedores com a Covid para a não realização da competição. “A intensa circulação de visitantes em território nacional promoverá evidente propagação do vírus da Covid-19 por diversos Estados brasileiros, bem como a potencial entrada de novas variantes virais em território nacional, em momento no qual as autoridades sanitárias já lutam contra a sedimentação da variante indiana”, alertou o partido.

A Copa América estava prevista, à princípio, para acontecer na Argentina e na Colômbia. Contudo, os países proibiram a realização do torneio em seus territórios. A Conmebol, então, escolheu o Brasil para a realização da competição e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizou. Entretanto, o Governo Federal impôs duas condições: a proibição de público nos estádios e a testagem dos atletas antes dos duelos.

Últimas notícias