terça-feira, 22 de junho de 2021

Restituição do imposto de renda: veja como consultar 2º lote, que vai liberar R$ 5,7 bilhões


A Receita Federal deve liberar a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021 nesta quarta-feira, 23. Os pagamentos serão feitos no dia 30 de junho e devem liberar R$ 5,7 bilhões aos contribuintes. 

É possível fazer a consulta acessando a página online da Receita Federal, e também pelo aplicativo de celular da Receita, utilizado para fazer a declaração de Imposto de Renda. É importante que o contribuinte consulte uma das duas alternativas para saber se sua declaração foi processada. Caso não tenha ocorrido, deve ser feita uma retificação da declaração.

Enquanto acompanha o andamento da declaração, o cidadão também deve se atentar às informações prestadas. Algum erro ou inconsistência nos dados pode fazer com que a declaração caia na chamada malha fina do Leão. Se acontecer, o contribuinte somente receberá a restituição depois que corrigir o problema, em um dos chamados lotes residuais.

As restituições serão pagas em cinco lotes e a expectativa é de que o último seja liberado em setembro. Neste segundo lote, os grupos que têm prioridades para receber a restituição são os seguintes: idosos acima de 80 anos; contribuintes entre 60 e 79 anos; aqueles que apresentem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e, por último, cidadãos cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para acompanhar o andamento da declaração, acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal e informe seu CPF, código de acesso e senha. (Com informações do Jornal do Comércio, para a Rede Nordeste)

Confira calendário da restituição do Imposto de Renda de 2021

1º lote: 31 de maio de 2021

2º lote: 30 de junho de 2021

3º lote: 30 de julho de 2021

4º lote: 31 de agosto de 2021

5º lote: 30 de setembro de 2021

Últimas notícias