domingo, 20 de junho de 2021

Projeto Faça sua Pintura Virar Arte premia 13 estudantes em Barbalha


As secretarias municipais de Educação e Cultura e Turismo de Barbalha premiaram 13 estudantes através do projeto Faça sua Pintura Virar Arte. A cerimônia foi realizada seguindo todos os protocolos sanitários na Escola de Ensino Fundamental Senador Martiniano de Alencar.

O objetivo era identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artístico-cultural dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino, que cursam o ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Além de promover a interação dos alunos através da cultura e expressões artísticas pertencentes às manifestações culturais da coletividade que estejam presentes no cotidiano e que experienciam as representações da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha.

Segundo a secretária de Educação, Jussara Luna, a ideia é que as pinturas sejam reproduzidas no muro da EEF Senador Martiniano de Alencar, por onde passa o cortejo do Pau da Bandeira e nos cartazes de divulgação da festa. “Parabenizamos e reconhecemos todos os alunos por nos presentearem com essas imagens lindas. Estamos trabalhando para que a escola volte acolhendo cada um. A escola é para descobrir os talentos”, afirmou.


Foram 212 inscrições no concurso. O secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna, ressaltou a importância da interdisciplinaridade. “Se há algo que não podemos separar é cultura e educação, o que torna viável a sociedade. Nascemos com o dom da arte e a educação aperfeiçoa esses sentidos”.

O prefeito municipal de Barbalha, Guilherme Saraiva, realizou a entrega das pinturas emolduradas e um kit de pintura para cada vencedor. “Quem é da Barbalha é doido pela Festa de Santo Antônio, parabenizo aos estudantes e às secretarias que idealizaram isso tudo”, declarou o gestor.

Aos 12 anos, Nayara Lima, escolheu a personagem do Mateu para retratar. “Eu acho que eu já sou uma artista porque meu pai já trabalha com arte linear e eu também. Pensei que não conseguiria desenhar tão bem, mas ele me incentivou”, declarou a estudante do 9º ano.

Vencedores:

Emily Kauany da Silva (EEF Antônio Gondim Sampaio)

Isabel Batista Lima (EMEIF Bom Jesus)

Mateus Alves (EMEIF Gregório Callou)

Nayara Helen Silva Lima (EEF Senador Martiniano de Alencar)

Juarez Domingos Alexandre Queirós Luvas (EEF Senador Martiniano de Alencar)

Luana Queiroz da Silva (EEF Maria Alacoque Bezerra)

Carlos Otávio de Oliveira Freitas (EMEIF José Luis de Matos)

Lais de Amaral Sabino (EMEIF Santa Luzia)

Maria Eduarda Souza Ferreira (EMEIF José Luis de Matos)

Maria Isabella Monteiro de Barros (EMEIF Antônio Costa Sampaio)

Ravi Reimond dos Santos (EMEIF José Luis de Matos)

Emilly da Silva (EEF Senador Martiniano de Alencar)

Layla dos Santos Correia (EEF Antônio Gondim Sampaio)

A Festa do Pau da Bandeira

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha, manifestação cultural do Ceará, é uma celebração popular que, desde 1928, antecede os festejos do dia de Santo Antônio de Pádua. É reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e inscrita no Livro de Registro das Celebrações, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan. Acompanha a versão local do costume de erguer, em frente à Igreja Matriz da cidade, um tronco de grande porte para receber a bandeira do santo padroeiro.

Últimas notícias