quarta-feira, 2 de junho de 2021

Pioneirismo - Crato assina pacto municipal de enfrentamento à violência LGTBFóbica


Com o objetivo em promover a articulação entre as secretarias do Município nas ações de prevenção e combate a LGBTIfobia, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), por meio do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), realizou na terça-feira, (1), no auditório da Praça do CEU, o 1º Seminário de Pactuação no Combate à LGBTIfobia.

Na ocasião, foi assinado o Pacto Municipal de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica. O referido documento tem por finalidade nortear as atividades a serem desenvolvidas pelos equipamentos do município em parceria com o NCDH. O município do Crato é a primeira cidade do Ceará a assinar um documento com esse objetivo.

Em sua fala, o prefeito Zé Ailton Brasil parabenizou o trabalho dos envolvidos na elaboração do pacto, e enfatizou as lutas enfrentadas pelo referido público. "Essa é uma causa que a gestão apoia, e precisamos avançar para que todos sejam respeitados", frisou.

A gestora da SMTDS, Ticiana Cândido, destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos para que o pacto seja colocado em prática. "Esse é um projeto de intersetorialidade, de construção coletiva. Toda contribuição é bem vinda", disse.

Durante o seminário, o Coordenador do NCDH, Gilney Matos, relatou como foi o processo de planejamento e montagem do pacto. "Foi um momento desafiador para todos nós. Precisávamos de algo impactante para darmos voz a essa luta", falou.

Também estiveram presentes os secretários de Esporte e Juventude, Henrily Rener; de Cultura, Amadeu Freitas; de Administração, Robério Alves; os adjuntos da Saúde, Milenna Alencar; e da Segurança Pública, Raimundo Nonato; a Gerente de Enfrentamento à LGBTfobia do Governo do Piauí, Joseane Borges; o educador social Edmilson Gomes; e representantes da Secretaria de Educação do Crato; e das entidades ADACHO; ABORDA; Art Gay; e ACEDI.

Últimas notícias