quarta-feira, 9 de junho de 2021

Hemoce lança nova campanha de incentivo à doação de sangue


Uma nova campanha de sensibilização para estimular a população a doar sangue será lançada nesta quarta-feira (9) pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A campanha é em alusão ao “Junho Vermelho”, um movimento nacional para aumentar o número de doações e em reconhecimento ao Dia Mundial do Doador, celebrado no dia 14 de junho.

A campanha, que tem como tema “Tudo Começa Quando Você Estende a Mão”, é uma referência ao gesto de estender o braço para a solidariedade. Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemoce, as peças ilustrativas serão trabalhadas em redes sociais, cartazes, banners e adesivos, e divulgada em todo o Estado.

Junho Vermelho

O Junho Vermelho é uma iniciativa nacional criada em 2015 pelo Movimento Eu Dou Sangue. O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e por causa do clima mais frio em alguns locais do Brasil neste período do ano, o que tende a diminuir o número de doações. Por ser também um período de férias escolares, muitas famílias viajam, fato que contribui para a baixa no estoque de sangue nos hemocentros.

No Ceará, o Hemoce apoia a causa e convida os doadores e parceiros para aderirem ao movimento, relembrando a importância da doação de sangue. Uma programação especial nas unidades em Fortaleza e no Interior está sendo realizada para homenagear os doadores.

Agende sua doação

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.

Para doar sangue é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50kg e apresentar um documento de identificação original e com foto. Os menores de idade devem ter autorização dos pais ou responsáveis para doar. O termo de autorização está disponível no site do Hemoce.

Últimas notícias