quarta-feira, 2 de junho de 2021

Guimarães solicita a Camilo Santana análise de instalação de campus da UECE com curso de Medicina em Quixeramobim


O deputado federal José Guimarães (PT/CE) solicitou ao governo do Estado, por meio de ofício enviado ao governador Camilo Santana, a análise de instalação de um campus avançado da Universidade Estadual do Ceará (UECE) com um curso de Medicina na cidade de Quixeramobim. 

Membro da comissão da Educação na Câmara dos Deputados, Guimarães acredita que a iniciativa vai complementar a assistência à saúde já realizada na região com o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC).

“Essa é uma demanda regional histórica e que tem origem no governo da então presidenta Dilma Rousseff. A implantação do campus com o curso de Medicina vai qualificar o atendimento em saúde com foco regional e descentralizado”, justifica.

Atualmente, o HRSC atende 600 mil cearenses em 20 municípios da macrorregião de saúde do Sertão Central. Trata-se de um dos mais eficientes suportes públicos de combate à Covid-19 no Ceará. 

Interiorização do ensino superior

Diversas iniciativas de interiorização do ensino superior no Ceará têm a marca do trabalho de Guimarães. Institutos federais como o de Canindé, por exemplo, são fruto da articulação política do parlamentar cearense. Esse município, inclusive, receberá um campus da UECE em breve, graças ao empenho de Guimarães, da prefeita Rozário Ximenes e do seu vice, Ilomar Vasconcelos, junto ao governador do Ceará, Camilo Santana. 

Guimarães  também foi o principal articulador da criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Relator, em duas comissões, do Projeto de Lei 2208/11, que criou a UFCA, Guimarães teve seu texto final aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados, sendo posteriormente sancionado pela presidente Dilma Rousseff, em abril de 2013.

Últimas notícias