quarta-feira, 2 de junho de 2021

Festa do Pau da Bandeira: Programação virtual dá sequência com rodas de conversa e vídeos no YouTube do TJA


Com abertura oficial realizada no último dia 30 de maio, pelo canal do YouTube do Theatro José de Alencar, a programação da Festa do Pau da Bandeira 2021 - “Patrimônio do Brasil, Bem do Ceará” segue de maneira virtual nesta semana, de 2 a 4 de junho, destacando rodas de conversa com representantes de entidades e grupos de tradição, além de Mestres da Cultura. Durante os três dias, as atividades irão acontecer sempre às 19h.   

Na quarta-feira, 2, a roda de conversa terá como tema “A introdução do culto a Santo Antônio no Cariri a partir da interatividade histórica entre as cidades de Barbalha/CE e Propriá/SE no séc. XVIII: A Perspectiva de um intercâmbio cultural”. Para o bate-papo virtual, foram convidados Renison Felix (Secretário de Cultura de Propriá), Alberto Amorim (historiador do Centro Cultural de Propriá) e Josier Ferreira da Silva (URCA e Escola de Saberes de Barbalha/ESBA). Na sequência, haverá exibição de vídeo de Rossi Magne (poeta e memória/ Centro Cultural de Propriá).

Já com o tema “Bandas Cabaçais - O Som do Cariri”, o tema da roda de conversa da programação de quinta-feira, 3, contará com as presenças de Adriano Aniceto (Banda Cabaçal Irmãos Aniceto), Maria Auxiliadora de Sousa Evangelista (Reisado dos Irmãos Discípulos de Mestre Pedro) e Evanio Soares (Vila da Música). Para completar a noite, um vídeo do Grupo Oigá, este formado pelos trio de multi-instrumentistas Leone Frazão, Rômulo César e Wesley Santana. 

Valéria Cordeiro (CODAC - Secult/CE), Ni de Sousa (Grupo Mateu de Teatro) e Josier Ferreira (URCA e Escola de Saberes de Barbalha/ESBA) irão compor a roda de conversa "Cidadania e Sustentabilidade: Desafios do Séc. XXI" na sexta-feira, 4, que terá ainda a mediação de Dane de Jade (Vila da Música). Ao final, haverá exibição de entrevista com o Sr. Epitácio, o "Mateu de Barbalha" (Escola de Saberes de Barbalha/ Lei Aldir Blanc).

As atividades, no entanto, ainda não param por aqui! O encerramento oficial da “Festa do Pau da Bandeira 2021 - Edição Virtual” acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho, no mesmo horário e canal de transmissão (às 19h, no YouTube do TJA), com mais rodas de conversa com a participação de convidados e exibição de documentários.

O evento é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar (FATJA), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, Escola de Saberes de Barbalha, Centro Pró Memória de Barbalha e Sociedade Artística & Cultural Engenho Velho, além do TJA, Instituto Dragão do Mar, Secult-CE, Governo do Estado - Secretaria da Cultura, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Vila da Música.

Últimas notícias