quarta-feira, 16 de junho de 2021

CCJR da Assembleia Legislativa aprova PL do deputado Nelinho que denomina o teleférico de Juazeiro do Norte.


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quarta-feira (16), o projeto de lei  n.º 647/2019, de autoria do deputado Nelinho Freitas (PSDB),  que denomina de Monsenhor Murilo de Sá Barreto o teleférico de Juazeiro do Norte.

O projeto já havia sido protocolado em 2019 pelo parlamentar e recebeu parecer favorável da Procuradoria Jurídica do Parlamento Cearense e do relator da CCJR.

O Governo do Estado encaminhou a mensagem n.º 74/2021 na última quinta-feira (10), denominando a Estação Horto de Monsenhor Murilo e a Estação Romeiro de Beata Maria de Araújo. Entretanto, de acordo com o Regimento Interno da Casa, o projeto mais recente deve ser anexado ao mais antigo e votados em conjunto.

Com mais de 40% das obras concluídas, o equipamento turístico está previsto para começar a operar no segundo semestre de 2022, impulsionando ainda mais o turismo religioso na cidade que já recebe 2,5 milhões de pessoas por ano.

O teleférico de Juazeiro do Norte contará com 31 cabines climatizadas com capacidade para transportar até oito passageiros sentados. O percurso de dois quilômetros (2 km) com elevação de 200 metros será realizado entre a Estação Romeiros (inferior) e Estação Horto (superior), na colina onde fica localizada a estátua do Padre Cícero.

O deputado Nelinho agradece o empenho da Casa em prestar essa justa homenagem ao Monsenhor Murilo e à Beata Maria de Araújo que fazem parte da história de Juazeiro do Norte. “O Monsenhor Murilo foi um grande seguidor dos mandamentos do Padre Cícero e dedicou quase 50 anos de sua vida ao sacerdócio, já a Beata Maria de Araújo foi a responsável pelo grande milagre e pela fé de milhões de romeiros que vem ao Juazeiro do Norte todos os anos em busca das bençãos do Padre Cícero” afirmou Nelinho.

O parlamentar tem uma atuação forte no Parlamento Cearense e está sempre buscando fortalecer o turismo religioso.

Entre os projetos de sua autoria, destacam-se o projeto de Lei Complementar n.º 009/2021 que destina “no mínimo” 20% dos recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Ceará - Fundetur ao desenvolvimento do turismo ecológico, cultural e religioso. Além de ser autor da Lei Estadual n.º 17.523/2021 que institui a Rota Cariri incluindo mais de 50 pontos turísticos no roteiro turístico do Ceará e no catálogo de agências de turismo Nacional e Internacional, e da Lei Estadual 16.927/2019 que incluiu as romarias de Juazeiro do Norte no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Últimas notícias