Banner_head Governo do Estado

Banner_head Câmara

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Casa de Cuidados do Ceará é iniciativa inédita para reabilitação de pacientes com Covid-19


A partir da próxima semana, a população cearense vai contar com a Casa de Cuidados do Ceará, um espaço estruturado com 130 leitos e equipe multidisciplinar para receber e reabilitar, inicialmente, pacientes que se recuperam da Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana na manhã desta quarta-feira (16), com transmissão ao vivo nas redes sociais. A Casa está  implementada no Hotel Recanto Uirapuru, localizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza.

Nesse primeiro momento, o equipamento vai viabilizar a transição entre o hospital terciário e o domicílio do paciente pós-Covid, proporcionando desospitalização e recuperação humanizada. Em breve, a Casa também vai dar acolher e recuperar pacientes com outras doenças, como derrames e Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo.

“Nós vamos cuidar das pessoas para serem reabilitadas e aí, sim, poderem ir para suas casas já cem por cento recuperadas. Aqui vai poder ter a presença dos seus familiares, receber visitas. Vai ter toda uma equipe de fisioterapeutas, terapia ocupacional, fonoaudióloga, assistente social, médico, enfermeiro e toda a estrutura de hotelaria do Hotel”, garantiu Camilo Santana, ressaltando o pioneirismo da iniciativa.

A implementação da Casa de Cuidados do Ceará responde à necessidade, observada durante a pandemia, de reabilitação dos pacientes pós-Covid, e está em conformidade com a estratégia de giro de leitos hospitalares na Rede Assistencial do Estado do Ceará, por meio da desospitalização de pacientes em cuidados prolongados para reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como AVC, trauma e cuidados paliativos.

“Aqui traz um conceito que fica muito claro: a necessidade do sistema de saúde estar cada vez mais perto das pessoas; do sistema de saúde acolher nas diversas fases do tratamento. A gente tem falado aqui em UTI, em internação em ambientes complexos, mas nós queremos, também, disponibilizar um local para integrar essas pessoas na sociedade, de uma maneira muito humanizada, que é o ato de cuidar. Isso inaugura, no Estado do Ceará, um movimento muito diferente, e fortalece o que o Governo do Ceará tem feito, que aproxima o cuidado da forma mais holística possível”, frisou o titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

Últimas notícias