Banner Governo do Estado

Banner Fortaleza

Banner Camara de Fortaleza

Banner BNB

sábado, 9 de novembro de 2019

Museu Orgânico Casa da Mestra Zulene Galdino é inaugurado neste sábado na Mostra Sesc de Culturas Cariri


A Mostra Sesc de Culturas Cariri, que, em 2019, acontece de 08 a 12 de novembro, faz questão de incentivar as manifestações populares do Nordeste e também de homenagear os mestres da cultura cearenses. Uma das ações que integram a programação do Encontro é a inauguração do Museu Orgânico Casa da Mestra Zulene Galdino, neste sábado (09/11), às 16h30. Conhecida em toda a região por ser uma verdadeira guardiã de talentos diversos, Mestra Zulene abre o seu próprio lar para compartilhar tradições e saberes de uma inteira.

Esse é o sexto Museu Orgânico apoiado pelo Sesc, braço social do Sistema Fecomércio – CE e pela Fundação Casa Grande. O projeto tem como principal premissa estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres e onde inicia e reside a tradição: suas moradas. Assim, suas próprias casas se constituem em lugares de memória e de afeto, permeados de fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo aquilo que marca o cotidiano desses mestres. A ideia é que, ao final do projeto, a região conte com 16 museus no total, que, juntos, vão ter a doce missão de propagar suas manifestações, de maneira orgânica, além de preservar nossa cultura, contribuindo assim, para o fomento do turismo social.


Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, transforma a região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Ao longo das edições, mais de 6 milhões de espectadores já acompanharam peças de teatro, apresentações musicais e de dança, grupos de tradição popular, exposições, entre muitas outras atividades. A abrangência da programação é outro marco, com início apenas no município de Crato e está, atualmente, em 23 cidades da região do Cariri.

Desde 2004 (6ª edição), a Mostra não tem caráter competitivo, tornando-se espaço de estímulo à produção, nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios culturais, favorecendo o desenvolvimento de projetos colaborativos e de coletivos independentes, nas mais variadas categorias. Os artistas, de todas as regiões do Brasil, veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover encontros e beber na rica fonte cultural caririense.


Serviço: Inauguração do Museu Casa da Mestra Zulene Galdino

Data: 09 de novembro

Horário: 16h30

Local: Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, 81, Vila Novo Horizonte, Granjeiro – Crato

Atrações:

Reisado Dedé de Luna

Grupo de Coco da Batateira

Forró pé de serra com o Grupos Os três daqui.

Sivan e Titico do Acordeon


Mostra Sesc de Culturas Cariri

Período: 08 a 12 de novembro

Local: Região do Cariri

Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br

Últimas notícias