quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Guilherme Landim propõe a criação de viveiro de plantas na Chapada do Araripe


Buscando desenvolver ações para estimular o reflorestamento e a proteção ao meio ambiente, o deputado estadual Guilherme Landim (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de indicação 432/19, que institui a criação de um viveiro de plantas na Chapada do Araripe.

No Ceará já existem dois viveiros administrados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), assim como propõe o projeto do parlamentar. Um está situado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité e outro no Parque Estadual Botânico, em Caucaia. O equipamento ambiental tem a finalidade de combater os efeitos da desertificação e do cenário climático adverso

Para o deputado, a responsabilidade pelo meio ambiente é dever de todos. “Nossa proposta visa alertar o governo estadual para investir nas políticas públicas ambientais. Através do plantio e da distribuição de mudas nativas, podemos estimular em cada um o senso de cuidado e de preservação daquilo que a natureza nos dá”, afirma Guilherme.

Os viveiros funcionam a partir do plantio de árvores nativas que, no caso da Chapada do Araripe, são dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. As mudas podem ser replantadas na área e também doadas para a sociedade civil ou empresas e instituições, mediante compromisso de plantio das mudas e cuidado no seu desenvolvimento. O projeto segue para discussão nas comissões técnicas da Casa.


Últimas notícias