quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Marcha Regional das Mulheres Negras, em sua terceira edição, reúne centenas de pessoas em Crato


Em Crato, nessa quarta-feira (20), o Dia da Consciência Negra foi celebrado com a 3ª. Edição da Marcha Regional das Mulheres Negras. O movimento, que teve como concentração a sede da Prefeitura do Crato, reuniu cerca de 300 pessoas, que percorreram ruas centrais da cidade conclamando a população com o tema "Mulheres negras movem o Brasil contra o racismo, o machismo, a violência e pelo bem-viver: nossos passos vêm de longe", seguindo até o Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA.

A marcha provocou o lançamento oficial da campanha dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, que é uma empreitada internacional de combate à violência contra mulheres e meninas, que acontece todos os anos, entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos; e também levantou as bandeiras do combate à violência, do racismo e da desvalorização feminina no mercado de trabalho, bem como a questão da ativista e militante negra, Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro.

O movimento tem, como idealizadores, o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Cáritas Diocesana e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense e o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), por meio do Centro de Referência da Mulher (CRM).

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias