quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Governo do Ceará inaugura novos leitos de UTI para crianças com doenças crônicas


Para auxiliar no atendimento às crianças com doenças crônicas, o Governo do Ceará, em parceria com a Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai), inaugurou nessa quinta-feira (14), a ala Maria de Lourdes Moreira Leite Lima, na unidade hospitalar da entidade. A partir da próxima segunda-feira (18), 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão disponibilizados para enfermos com tratamento emergenciais. O contrato entre o Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e o hospital, para o custeio anual do novo espaço é de R$ 8 milhões.

“Essa nova ala faz parte do projeto de modernização da plataforma de saúde do Estado do Ceará. Estamos financiando os novos leitos, que vão atender crianças que necessitam de cuidados especiais e acompanhamento de profissionais capacitados. É preciso ter um olhar especial, cada vez mais carinhoso, atencioso e de acolhimento, com o nosso povo. Portanto, essa parceria com a Sopai, vem para proporcionar atendimento de qualidade a nossa infância”, destaca o governador Camilo Santana.
O novo espaço recebeu o nome da mãe da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que se emocionou durante a entrega dos leitos. “Essa é uma manhã de muita alegria e emoção. Serei eternamente grata por essa homenagem à minha mãe, que foi uma mulher guerreira, batalhadora e que também doou parte da vida para se dedicar as crianças. Tenho nela esse exemplo, no qual continuarei determinada na missão de ajudar à infância cearense”, aponta.

A instituição, considerada de média complexidade, possui 365 leitos hospitalares e 380 funcionários, entre médicos e paramédicos. No local, são realizadas aproximadamente 18 mil consultas e 1.500 internações mensais. O mesmo funciona por meio de recursos oriundos do SUS e de doações. A unidade oferece consultas médicas, laboratório de análises clínicas, serviços de neurologia, exames de raio-x, eletroencefalograma, eletrocardiograma, tomografia, ultrassonografia e serviço de nutrição.
egundo o diretor administrativo da Sopai, doutor Luís Eugênio França, os novos leitos auxiliarão no atendimento emergencial realizado pelo Estado. “Vamos receber os primeiros pacientes, oriundos do Hias, que passarão a ter todo o atendimento de nossa equipe. A nova ala Maria de Lourdes Moreira Leite Lima, vai ajudar, e muito, a diminuir os atendimentos não só do Hias, mas também do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, a Maternidade Escola Assis Chateaubriand e demais unidades cearenses”, afirma.


Mais vagas

No início do mês, o governador Camilo Santana entregou mais 35 leitos de UTI ao Estado, no Hospital Regional do Sertão Central. O equipamento é o terceiro hospital de alta complexidade construído pelo Governo do Ceará no interior. Somente em 2019, já realizou 3.893 internações, 3.175 cirurgias, 8.952 atendimentos ambulatoriais e 196.904 atendimentos de serviço de apoio e diagnóstico terapêutico.
Atualmente, a Sopai é uma das instituições atendidas pelo Mais Nutrição, que vem beneficiando mais de 13 mil crianças de 70 entidades dos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. No total, já foram realizadas a doação de mais de 132 toneladas de alimentos, por meio da doação dos permissionários da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE). Desse montante, três toneladas foram destinados ao Sopai.

O programa é estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e com foco em uma alimentação saudável. A iniciativa, que proporciona a distribuição de frutas, legumes e verduras para entidades cearenses, tem o objetivo de orientar a população acerca do uso consciente dos alimentos e no auxílio do aproveitamento.

(Governo do Ceará)

Últimas notícias