quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Aluno e Professora de Antonina do Norte, vão representar o Ceará, em São Paulo, na semifinal da Categoria Poema - da Olimpíada de Língua Portuguesa.


A partir da adesão feita pela Secretaria de Educação, através da Secretaria Esmeralda Braga, e com o apoio do prefeito de  Antonina do Norte, Evandro Arrais, as escolas puderam se inscrever e aderir também a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro, com a temática “O LUGAR ONDE VIVO”.

Em 2019 os trabalhos tiveram início a partir do mês de abril onde professores de Língua Portuguesa trabalharam a temática,  de acordo com as categorias específicas para cada ano através de oficinas de leitura, pesquisa e produção textual.

A categoria poema foi trabalhada nas turmas de 5º ano, Memórias Literárias no 6º e 7ºano, Crônica no 8º e 9º ano.

No final das oficinas a escola deveria apresentar um Sarau Literário com as produções dos alunos e a Escola Francisco Mendes e Silva realizou a fase escolar escolhendo 3 textos sendo um de cada categoria conforme o regulamento.

No mês de agosto esses textos foram digitados no portal Escrevendo o Futuro e anexado a ata de escolha tendo como responsável a diretora Maria da Penha de Morais.

O município realizou a Comissão Municipal em Setembro e o texto do aluno Antonio Carlos da Silva Filho foi escolhido na categoria Poema para representar o município tendo a comissão da Secretaria Municipal de Educação que seguir os mesmos passos no portal para registrar os textos.

No dia 04 de outubro foi realizada a Comissão para escolha dos representantes do Estado do Ceará e a Escola Francisco Mendes recebeu um e-mail com a feliz notícia que o aluno teria sido escolhido ficando entre os 3 melhores poemas do Estado do Ceará, e que em novembro ele e a professora Rita de Cássia Alves de França, iriam viajar para a cidade de São Paulo como semifinalistas.

A professora precisou também produzir um texto sobre o relato da sua experiência como professora frente a olimpíada.

A comunidade escolar e local se mobilizou para prepararem a ida do aluno e professora para a capital paulista. As passagens de avião e estadia ficaram por conta  dos organizadores da Olimpíada através da Fundação Itaú em parceria com o MEC.

Segundo a diretora Escolar Penha Morais (foto), “amigos, colegas professores, prefeito , secretária se mobilizaram para ajudar na parte financeira e aquisição de produtos necessários para a viagem, pois o aluno e seus familiares foram pegos de surpresa e não estavam preparados para uma viagem desse porte”, frisou.

A família do estudante relatou também que não sabia que o jovem tinha esse talento de escrever poema e ficaram surpresos.

No final deste domingo, 03, a gestora da Educação Municipal viabilizou a ida dos semifinalistas até o Aeroporto de Juazeiro do Norte. Os dois, aluno e professora já foram acolhidos pela organização da OLP e já receberam medalha de bronze e cupons para retiradas de livros nas livrarias parceiras do projeto.


Antº Carlos e a Sec. Educação Esmeralda Braga.
Ainda segundo a diretora Penha Morais, "durante os dias 4, 5 e 6 de novembro participarão de oficinas para ampliação e troca de conhecimento e estamos na torcida para que dia 6, na ocasião da cerimônia de premiação na fase regional recebam a medalha de prata e as demais honrarias que merecem", ressaltou.

Todos poderão acompanhar esse momento através das redes sociais, Facebook, Instagran, Youtube com transmissão ao vivo as 18:00h do dia 6 de novembro.

A escola através das palavras da diretora enfatiza que eles já são vitoriosos em representarem a escola, o município, a CREDE 18ª e o Estado do Ceará. Acrescenta ainda que é mais um exemplo para sempre acreditarem no potencial de cada aluno independente de que classe social pertença, pois talento pode ser nato, mas também adquirido através dos investimentos necessários em educação.

E a gestão municipal de Antonina do Norte preparou um vídeo sobre um pouco da história do aluno que todos poderão conferir na pagina oficial do município no Youtube e/ou Facebook e passar a conhecer o mais novo poeta antoninense e torcer para que chegue na fase nacional.

(Blog Flaviano Oliveira)

Últimas notícias