segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Feira de Peixes Ornamentais de Crato se consolida com sucesso na agenda cultural do município


A sétima edição da Feira da Piscicultura Ornamental do Crato aconteceu, excepcionalmente, nesse sábado e domingo, na Praça da Sé, reunindo produtores, criadores e admiradores da piscicultura.
A programação contou com a exposição e comercialização de peixes ornamentais de espécies diversas, como betta, espada, japonês, melanésia e guppy, além de ração e outros insumos para a criação dos animais.

A feira, que já se consolida no calendário de atividades do Município, é organizada pelo campus de Crato do Instituto Federal do Ceará e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, e faz parte do projeto “Produção de peixe ornamental: Uma estratégia empreendedora para geração de emprego e renda”. Seu objetivo é estimular a atividade econômica na região.

O secretário Adjunto de Desenvolvimento Agrário, Tiago Ribeiro, destaca que a feira já faz parte das atividades apoiadas pela secretaria, devido o sucesso da parceria com o IFCE. “A cada edição a feira vem se firmando, a expectativa é que venha fortalecer ainda mais a atividade de piscicultura em Crato já que a cidade possui muitos criadores de peixes”, disse Tiago.

O prefeito Zé Ailton tem tido uma atenção especial com estes setores, garantindo aos produtores mais uma oportunidade de comercializar e expandir a cultura da piscicultura na região. “O Cariri tem um potencial muito grande para a área e nosso desafio é incentivar esse novo mercado. Essa é nossa missão, apoiar enquanto prefeitura”, destacou.

De acordo com o titular da SMADRH, Carlos Freires, os peixes multicoloridos nadando nos aquários de residências ou em outros ambientes, servem como redutores de ansiedade e estresse para aqueles que os observam. Além disso, o cultivo de peixes ornamentais é considerado hoje um dos setores mais lucrativos da piscicultura brasileira. “Esse potencial, enxergado pela gestão do prefeito Zé Ailton, executado pela SMDARH, tem estimulado e impulsionado o setor, que a cada feira vem se expandindo devido ao crescente aumento na demanda local”, diz o secretário.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias