terça-feira, 1 de outubro de 2019

Estradas seguras e bem conservadas: deputado Heitor Freire cobra melhorias do Executivo


Buracos, falta de sinalização, desníveis. Não faltam problemas em diversas estradas do país, e o Ceará não está livre deles. Mas, se depender da articulação do deputado federal Heitor Freire (PSL) junto ao Poder Executivo, essa realidade vai mudar.

“Pelas nossas estradas circulam centenas de trabalhadores, mais precisamente os caminhoneiros, com cargas de diversos tipos. Eles estão submetidos a muitos perigos e estresse no volante pois precisam chegar aos seus destinos com segurança para cumprirem suas funções. Infelizmente o péssimo estado de conservação das rodovias é fator determinante para muitos acidentes fatais. Estamos trabalhar para mudar isso!”, afirma o parlamentar.

O deputado explica que, por meio de indicações, cobra providências ao Ministério da Infraestrutura, por exemplo, para revitalizar estradas do Ceará. Um dos documentos elaborados por Freire pede a revitalização da BR 304, na altura de Aracati, e no trecho da BR 116 entre Russas e a capital Fortaleza. O parlamentar também chama a atenção para o trabalho que vem sendo desempenhado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Ceará, sob a gestão da superintendente Liris Silveira.

“O DNIT tem sido muito atuante na revitalização das estradas que cortam o nosso estado, realizando estudos e planejamentos para identificar os pontos mais críticos, e dar atenção especial a esses locais, sem negligenciar os demais. A passarela na BR 304, em Aracati, por exemplo, era demanda urgente, e foi atendida!”, destaca o deputado, que também fez indicação ao governo federal para a viabilização de uma rotatória na BR 304, altura da Vila São José, acesso à CE 371.

No portal do DNIT é possível saber as condições das estradas pelo país, divididas pelo estado de conservação e outros requisitos: 'Boa Viagem' em verde, 'Atenção' em amarelo, e 'Cuidado' em vermelho. O entroncamento entre a BR 304 e a CE 371 (marcado como 'Cuidado') apresenta buracos e curvas perigosas, segundo avaliação do departamento. O entroncamento da CE 371 e a CE 263, em Jaguaruana, entra na mesma qualificação, e apresenta buracos, curvas e desníveis.

“Estradas seguras são fundamentais para a vida dos motoristas e pedestres. Na Câmara, nossa bancada já determinou que parte da verba proveniente das emendas será para a melhoria da infraestrutura rodoviária. Temas prioritários devem ser tratados como urgentes!”, concluiu Heitor Freire, informando que os investimentos serão na BR 020, em Caucaia, e na duplicação do trecho da BR 116 com a BR 304.

Últimas notícias