quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Em Brasília - Ações voltadas à inovação evidenciam Juazeiro do Norte na Câmara Federal


Juazeiro do Norte foi centro das atenções, na Câmara dos Deputados, em Brasília, nessa terça-feira, 08, durante o Seminário "Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis", realizado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos - CEDES - e pela Comissão de Desenvolvimento Urbano - CDU, ambos vinculados à Casa. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Michel Araújo, foi o único conferencista na esfera municipal.

É válido destacar que Juazeiro do Norte virou referência dentro e fora do país quando aprovou, no ano passado, a primeira Lei Municipal de Inovação no Brasil, com um Plano Diretor de Tecnologias e Cidades Inteligentes, obedecendo à norma ISO - Organização Internacional de Normalização que mede a inteligência das cidades - e ao Plano Nacional de Internet das Coisas - IoT, referente à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet.

Na Câmara Federal, Michel Araújo apresentou o Projeto de Parceria Público-Privada com base na troca de 26 mil postes por LED, que deverá reduzir o consumo de energia em, pelo menos, 55%. Além disso, a nova iluminação pública viabilizará Wi-Fi e videomonitoramento nas ruas, dentre outros benefícios. Com a internet liberada, a população terá acesso a um aplicativo que facilitará, por exemplo, o agendamento de consultas e exames. A PPP está sob análise do Tribunal de Contas do Estado.

Michel Araújo disse que Juazeiro do Norte integrará o City Possible - Programa Global de Cidades Inteligentes da Mastercard - e falou do convênio com a Bright Cities, uma plataforma disruptiva que vai diagnosticar problemas e apontar soluções tecnológicas e inovadoras nas mais diversas áreas, visando aumentar a eficácia e eficiência do poder público. Ainda enfatizou a participação de Juazeiro do Norte na construção da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, junto a mais 12 municípios, e a criação do Ecossistema Regional de Inovação, o Kariri Valley, que já promoveu eventos de renome internacional, como o TEDx, na Colina do Horto, primeira palestra no interior do Nordeste, e o Campus Day, versão da maior feira de tecnologia da América Latina, o Campus Party.

 "Nós, incluindo o Prefeito Arnon Bezerra, buscamos reter nossos talentos, fortalecê-los", afirmou o Secretário.

Para o Presidente da Softex - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Ruben Delgado, Juazeiro do Norte está no caminho certo para a produção de tecnologia no país. "Não podemos apenas consumir. Temos potencial para produzi-la; tanto que, em cada empresa no Vale do Silício, tem um brasileiro trabalhando. Ou seja, nós exportamos profissionais qualificados."

Ruben Delgado também ressaltou que é preciso investir em políticas públicas voltadas à inovação tecnológica, apontando o incentivo à startups. "Temos demandas reprimidas por empreendorismo", disse.

Nesse sentido, Juazeiro do Norte já está em evidência. Através do Startup Juá, 60 startupeiros da região do Cariri estão amadurecendo 15 projetos que têm tudo para tornarem-se bons negócios, considerando criatividade, viabilidade para saírem do papel e atratividade mercadológica. As ideias focam na melhoria da qualidade de vida das pessoas, favorecendo áreas como saúde e mobilidade urbana.


(As informações são da Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias