sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Deputado Queiroz Filho quer instituir disciplina de língua espanhola na rede estadual de ensino


Um Projeto de Lei do deputado estadual Queiroz Filho (PDT), que começou a tramitar nesta semana na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, pretende dispor de aulas de língua espanhola na grade curricular do ensino médio da rede estadual de ensino.

"A língua espanhola é de suma importância no Brasil, já que somos o único país da América do Sul que não fala espanhol. Seu estudo abre perspectivas para outras fronteiras do mercado continental, fortalecendo, além das questões econômicas, as relações culturais com toda a América Latina", explica o deputado.

De acordo com o Projeto, os profissionais que poderão lecionar esta disciplina deverão ser formados em Licenciatura Plena em Letras-Espanhol ou em Licenciatura Plena em Letras com dupla habilitação em Espanhol-Português. No caso, a disciplina deverá ter carga horária mínima de duas horas aula semanais em cada uma das três séries do ensino médio.

O parlamentar destacou a iniciativa do Governo do Ceará pela criação dos Centro Cearenses de Idiomas, com a oferta de cursos de inglês e espanhol, e ressaltou a necessidade de ampliar o alcance. "A obrigatoriedade desse idioma no currículo escolar, como uma ação política do Estado, é imprescindível, visto que atenderá a todos os estudantes, e não apenas os que estão nos CCIs, cuja matrícula é opcional".

O Projeto segue para avaliação da procuradoria da Assembleia Legislativa, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e demais comissões temáticas da Casa.

Últimas notícias