segunda-feira, 11 de março de 2024

Ceará inicia campanha de vacinação contra a gripe com grupos prioritários


O Ceará iniciou nesta segunda-feira (11) a campanha de vacinação contra a gripe. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados os grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS). A meta desta fase é alcançar 90% da cobertura vacinal do público-alvo. As secretárias Onélia Santana, da Proteção Social, e Tânia Mara Coelho, da Saúde do Ceará, além de outras autoridades, participaram do lançamento da campanha no Vapt Vupt de Messejana, em Fortaleza.

Segundo a titular da Sesa, a antecipação da campanha nacional para o mês de março é fundamental na imunização principalmente da Região Nordeste. “No Ceará estamos com 2.500 salas de vacinação e três Vapt Vupts [Messejana, Papicu e Antônio Bezerra] em Fortaleza. A campanha se inicia com os grupos prioritários, que são as pessoas que mais tendem a ter complicações da gripe. A gripe é uma infecção viral que pode evoluir para uma infecção respiratória grave, uma insuficiência respiratória, e o paciente pode vir a óbito. Portanto, a gente pede muito, conclama a população cearense para que procure um posto de saúde para se vacinar, fazer seu reforço anual”, ressalta Tânia Mara Coelho.

Além da vacina contra a gripe, a população também terá à disposição imunizantes contra outras doenças, como a covid, por exemplo.

Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária Onélia Santana destaca a estratégia em disponibilizar os Vapt Vupts como pontos de vacinação. “Essa ideia surgiu para que a gente possa alcançar o público que mais precisa. Dar esse acesso à população é muito importante. Estamos descentralizando esses serviços para bem mais perto das pessoas, para facilitar a vacinação do grupo prioritário. Vamos vacinar nossas crianças para que elas estejam seguras e, com isso, proteger outras crianças”, pontua a titular da Proteção Social.


Últimas notícias