sexta-feira, 22 de março de 2024

Câmara de Juazeiro do Norte tem sessão marcada por denúncias sobre o transporte escolar e coleta de lixo


Denúncias sobre os serviços de transporte escolar e coleta de lixo pautaram as discussões na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, durante a sessão plenária desta quinta-feira (21). Os temas foram levantados durante o Grande Expediente, quando vereadores cobraram providências por parte dos órgãos de fiscalização.

Márcio Joias (União Brasil) denunciou os riscos aos trabalhadores da coleta de lixo. Segundo Joias, vídeos mostram que os resíduos estão sendo transportados em caçambas, após a decisão judicial que suspendeu o contrato da limpeza pública. As imagens mostram, ainda, coletores pendurados no veículo, vulneráveis à acidentes. 

“Colocaram várias caçambas para fazer a limpeza da cidade. Não tem fardamento, não tem EPIs, garis pendurados nas caçambas, pulando em cima, indo junto com o lixo”, disse o vereador, em discurso da tribuna da Casa.

Já o presidente Capitão Vieira Neto (MDB) lamentou a decisão da Secretaria de Educação de suspender o transporte dos alunos da rede estadual. Conforme denúncias que chegaram à Câmara, os motoristas foram orientados a não permitirem a entrada dos alunos de escolas estaduais nos veículos do município.

Em seu discurso, Capitão Vieira classificou a decisão como ‘absurda’. Para o presidente, os estudantes têm sido alvo de represálias do governo municipal por conta do distanciamento político-administrativo com o governo do estado, o que acaba prejudicando os alunos do ensino médio.

“O governo municipal quer uma cizânia com o governo estadual a todo custo e está penalizando os alunos. É um absurdo, uma falta de respeito, uma falta de humanidade deixar esses alunos na beira da estrada, sem ir para a aula por não transportar esses alunos”, lamentou o presidente.

“Nós já temos em Juazeiro do Norte a terceira pior educação do Estado e, agora, estão proibindo de transportar os alunos do ensino médio para as escolas. Pedimos ao Ministério Público que veja de imediato essa situação e que possa dar o direito a esses alunos de ir à escola”, completou.

Ordem do Dia

O plenário aprovou todas as matérias incluídas na pauta da sessão desta quinta-feira (21). Destaque para o Projeto de Resolução (PRE) que concede o Título de Cidadão Juazeirense ao governador Elmano de Freitas, pelos relevantes serviços prestados à sociedade juazeirense. 

Ainda foram aprovados PREs que concedem a Medalha Padre Cícero ao ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, e ao deputado estadual Fernando Santana, pelos notáveis serviços prestados ao povo de Juazeiro do Norte.

Até o momento, a  Prefeitura não se manifestou sobre essas denúncias.

Últimas notícias