sábado, 16 de março de 2024

Crato recebe CPI da Alece para discutir serviços da Enel

 


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades e abusos por parte da Enel Distribuição Ceará, discutiu, nesta sexta-feira (15, o Dia D de Mobilização estadual -, em Crato, Fortaleza, Sobral e em mais oito municípios - Brejo Santo, São Gonçalo do Amarante, Orós, Solonópole, Tauá, Iguatu, Canindé e Capistrano - a má prestação de serviços pela concessionária.

O presidente da CPI, deputado Fernando Santana (PT), abriu o encontro do Crato destacando o objetivo da CPI. “Nossa luta começou quando, em 2022, a Enel quis reajustar a tarifa de energia em 24,35%, um dos maiores do País. Por isso, decidimos abrir um canal de fala, reclamação e conversa com a concessionária sobre os serviços prestados. A CPI é uma causa de direito ao povo cearense, que paga caro para uma empresa rica e que presta uma péssima qualidade de serviço”, disse.

O parlamentar reclamou da atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é a única responsável por fiscalizar e punir a Enel pelos serviços que deixam de ser prestados. “A Aneel mais parece um puxadinho em defesa da Enel”, afirmou. Santana contou que irá a Brasília na próxima segunda-feira, dia 18 de março, para, mais uma vez, cobrar a participação da empresa e finalizou dizendo que o objetivo da CPI não é contra a Enel, mas fazer com que ela respeite o povo cearense. 

“Estamos num ato corajoso brigando com uma empresa gigante e sabemos todos os riscos que sofremos. Não temos nada contra a Enel, somos apenas a favor do povo cearense. Ou a Enel muda ou ela se muda do nosso Estado”, enfatizou o deputado. 

Para o presidente da Câmara Municipal do Crato, vereador Florisval Coriolano (PRTB), todo o Ceará está sendo prejudicado pela falta de comprometimento com os serviços prestados pela Enel e, no Crato, não é diferente. “É uma irresponsabilidade o que a Enel faz com os cearenses. Ontem mesmo houve um apagão, e o comércio do Crato fechou suas portas pela falta de energia na cidade”, reclamou. Ele disse ser inadmissível uma empresa com tantos problemas continuar prestando serviços para todo o Ceará. “Não podemos ter medo de enfrentar essa empresa, afinal nós só queremos ter um serviço de qualidade”, finalizou.

A VOZ DO POVO

A representante dos provedores de internet do Cariri, Marília Amaro, disse que o encontro era uma oportunidade de a população cearense se reunir para fortalecer e enriquecer o material da CPI da Enel. Segundo ela, a luta contra a empresa começou há dois anos, quando a concessionária queria elevar os preços para instalações dos provedores nos seus postes.

“Além da escuta e recolhimento de materiais para acrescentar o embasamento para a CPI da Enel, é preciso cobrar uma participação mais impositiva da Aneel, pois, caso isso não aconteça, todo o trabalho será em vão”, destacou Marília.

Para a professora aposentada e funcionária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Elcilene Mendonça, é preciso ter uma responsabilidade também com os produtores rurais, pois, segundo avaliou, é uma falta de respeito e inadmissível que uma comunidade do Crato passe de uma semana a um mês sem energia elétrica. 

“Não podemos esquecer que o produtor rural, que passa o dia trabalhando com a lavoura e enxada na mão, não tenha a dignidade de chegar em casa e ter o seu momento de descanso e lazer, porque não há energia na sua residência. Por isso é preciso ver a população cearense de ponta a ponta”, acrescentou. 

Ao final do encontro, o presidente da Câmara Municipal do Crato, Florisvaldo Coriolano, entregou ao presidente da CPI, Fernando Santana, um relatório documentando as insatisfações de prestação dos serviços da Enel no município para integrar os documentos da CPI.

Fernando Santana finalizou o encontro sugerindo que “a Aneel divida a responsabilidade de fiscalização, cobrança e punição das empresas prestadoras de serviços de energia com os estados, pois só assim teríamos mais autonomia na cobrança pela prestação de serviços.”

Estiveram presentes também ao encontro o deputado estadual Dr. Aloísio (União); Igor Carlos, representante do deputado federal José Guimarães (PT-CE); Fabiano Brasil, chefe de gabinete da prefeitura do Crato; prefeitos e vereadores da região do Cariri; professores, representantes e líderes das comunidades de toda a região.

Últimas notícias