quinta-feira, 28 de março de 2024

Assembleia Legislativa aprova criação da Guarda Escolar Estadual (GEE)


Deputados estaduais aprovaram, na sessão plenária desta quarta-feira (27), projeto que trata sobre a criação da Guarda Escolar Estadual (GEE) e normas a serem adotadas pelo Poder Público. A propositura do deputado Romeu Aldigueri, líder do governo, tem como objetivo garantir a segurança no âmbito das escolas públicas estaduais no Ceará.

De acordo com a proposta, a Guarda Escolar atuará na prevenção à violência no ambiente escolar e seu entorno, realizando atividades educativas, patrulhamento e implementando medidas de proteção. Será composta por membros oriundos do quadro efetivo do Estado ou da contratação de empresa especializada. 

Além disso, o Poder Público viabilizará, dentro da previsão orçamentária corrente ou com o apoio da comunidade ou ainda da iniciativa privada, a adequação dos espaços circunvizinhos, de modo a não causar insegurança nas escolas, devendo, para isso, providenciar em parceria com as prefeituras municipais.

Na justificativa do projeto, o autor comenta ser oportuno e desejável que as escolas públicas estaduais tenham segurança especializada, garantindo a presença de um profissional treinado e qualificado para prestar serviços de segurança. Profissional esse que deverá zelar pela proteção física de pessoas e bens da instituição. 

“Inclusive, a criação da GEE garantirá a aproximação das ações de segurança com a comunidade escolar, formará multiplicadores e garantirá aos estudantes, pais e educadores em geral a proteção que lhes são garantidos por direito”, enfatiza o propositor.

Últimas notícias