segunda-feira, 18 de março de 2024

Guimarães lidera comissão em Brasília e articula cobranças e investigações contra a ENEL


O deputado José Guimarães (PT), ao lado dos deputados estaduais Fernando Santana (PT), Guilherme Landim e Lia Gomes (PDT), liderou uma comissão de autoridades cearenses em uma reunião crucial com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizada hoje em Brasília. 

O encontro foi para solicitar providências urgentes para responsabilizar a empresa ENEL pelo constante desabastecimento de energia no Ceará. Diante da gravidade dos problemas enfrentados pela população, a comissão também apresentou ao Ministério de Minas e Energia um pedido de suspensão da renovação da concessão de empresas sob investigação.

"A recorrente falta de energia no Ceará, que tanto atrapalha a vida dos cearenses, é reflexo da negligência flagrante da empresa ENEL, cuja irresponsabilidade para garantir um serviço essencial é alarmante”, destacou o deputado, que é líder do governo Lula na Câmara.

Guimarães destacou ainda a importância de se repensar a privatização no setor de energia, alertando para os perigos quando os interesses privados são colocados acima do compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

"É essencial que o Ministério de Minas e Energia não conceda renovações às empresas sob investigação e que haja uma fiscalização rigorosa por parte da ANEEL. A impunidade apenas reforça a irresponsabilidade e prejudica diretamente os cidadãos", acrescentou o deputado.

O deputado Fernando Santana, que é presidente da CPI que investiga a prestação de serviços da Enel na Assembleia Legislativa do Ceará, reforçou o compromisso de cobrar fiscalização da concessionária pelos péssimos serviços prestados à população. 

“A ENEL deve ser responsabilizada exemplarmente não apenas por suas falhas operacionais, mas também por sua falha em cumprir seu dever para com a comunidade”, disse ainda Guimarães.

Últimas notícias