terça-feira, 19 de março de 2024

Prefeitura assina ordem de serviço para reforma do Teatro Marquise Branca


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação,  assinou nesta segunda-feira, 18, a ordem de serviço para a reforma e adequação do Teatro Marquise Branca. No equipamento, que está fechado desde setembro de 2019, funcionará a Escola Municipal de Arte, tendo investimento oriundo de recursos próprios do município. A assinatura do documento foi realizada pelo Prefeito Glêdson Bezerra acompanhado da Secretária de Educação, Pergentina Jardim e do titular da Cultura, Vandinho Pereira. O espaço terá cogestão entre as duas secretarias. 

O prédio, localizado no bairro Salesianos às margens da Avenida Padre Cícero, foi inaugurado em 1928, no último ano da administração de Padre Cícero como Prefeito da Cidade, para servir a Juazeiro como matadouro público, funcionando para tal fim até a década de 1970. No mesmo ano da inauguração, foi bombardeado e depois reconstruído. Anos depois, passou a funcionar no local a Garagem Municipal.  Em 1997, a Escola de Arte “Admirável Trupe” passou a realizar suas atividades voltadas para arte, onde estudantes da rede pública de ensino tinham acesso ao ambiente no contraturno. O Teatro só foi inaugurado em 2003, tendo a capacidade de 57 lugares, sendo caracterizado como um teatro de bolso. 

O Teatro leva o nome artístico da Pernambuca Albertina Brasileiro, atriz e vedete, que muito cedo chegou a Juazeiro do Norte com a família. De acordo com o historiador e biógrafo de Marquise, Roberto Júnior, “desde criança, Marquise demonstrava talento para as artes cênicas”. 

O Prefeito Glêdson Bezerra destaca a importância do equipamento, tanto no seu panorama histórico como cultural e educacional “É, sem dúvida, um mergulho na história dessa cidade, é mais um prédio que estava abandonado e vamos revitalizar. Nós queremos virar a página em definitivo sobre essa questão de prédios abandonados na nossa cidade. Quando assumimos o governo, mais de 30 prédios públicos estavam abandonados ou com obras inacabadas. Estamos devolvendo esses importantes equipamentos, como a Biblioteca Pública, a Escola de Saberes, logo mais a Reffsa, para que a população possa usufruir do jeito que merece”, declarou o gestor. 

A secretária de Educação destacou que, através do Programa Educa Juazeiro, o estímulo à arte é uma das iniciativas que vem sendo desenvolvida na rede municipal de ensino, a exemplo do Festival Municipal de Arte, realizado em 2023 com estudantes. “Com a Escola Municipal de Arte, nossos estudantes terão acesso a esse importante espaço, para desenvolver as vivências relacionadas às artes, contribuindo ainda mais para a formação e o processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou Pergentina.

Vandinho Pereira destaca que será um espaço gerenciado pela cultura e educação, trazendo os estudantes da rede pública de ensino, mas também terá sua utilização para a realização de manifestações artísticas. 

A previsão de execução das intervenções é de 12 meses. O projeto envolve espaços para oficinas, refeitório, pátio coberto, área de convivência, além do teatro e a inserção de rampa de acessibilidade.

Últimas notícias