sábado, 23 de outubro de 2021

Procon da Assembleia Legislativa do Ceará se torna o primeiro órgão de defesa do consumidor a obter certificação ISO 9001


O Procon da Assembleia Legislativa do Ceará se tornou, na quinta-feira (21), o primeiro órgão de defesa do consumidor de Poderes Legislativos estaduais a obter a certificação ISO 9001 em todo o País. O anúncio foi feito em conferência on-line, com o auditor externo responsável pela auditagem da certificação, Oton Vidal.

Iniciado em março de 2019 e concluído na quinta-feira (21), o processo de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) atestou a excelência no atendimento prestado ao consumidor pelo Procon Assembleia, por meio do serviço de Carta de Informações Preliminares (CIP), a partir do resultado de auditoria externa.

O CIP é um documento encaminhado às empresas reclamadas com a finalidade principal de abreviar o tempo de resolução da questão que gerou a reclamação. Na avaliação da coordenadora do SGQ do Procon Assembleia, Josaína Menezes, o reconhecimento da certificação representa uma conquista enorme para o setor.

“Para nós alcançarmos esse reconhecimento, passamos por uma longa, árdua e vitoriosa jornada. Tivemos que implantar um SGQ, que durou dois anos e sete meses, demandando um trabalho muito árduo de todos os que fazem o Procon Assembleia”, apontou.

De acordo com Josaína, como fruto desse longo trabalho veio a certificação do ISO 9001. “Uma empresa de auditoria confirmou que no Procon Assembleia o serviço é prestado com qualidade, por isso a empresa recomendou a certificação para o nosso órgão”, salientou, comentando que o próximo passo agora é aguardar a emissão do certificado internacional e seguir com a prestação de serviços de qualidade para a sociedade cearense.

Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, deputado Fernando Hugo (PP), trata-se de uma conquista para o Poder Legislativo cearense e para a população do Estado. “O Procon cearense, da Casa do Povo, é o primeiro ISO 9001 do Brasil. Um reconhecimento à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais do setor, que, diariamente, estão atendendo, orientando, resolvendo e explicitando tudo aquilo que é lei de Defesa do Consumidor”, destacou.

Ainda segundo o parlamentar, “o Procon Assembleia é o órgão em que os usuários e consumidores do Ceará buscam soluções para os seus casos”.

Últimas notícias