sábado, 23 de outubro de 2021

Praia do Icaraí vai ganhar espigões para conter avanço do mar


Problema antigo de Caucaia, especialmente da praia do Icaraí, o avanço do mar na região será solucionado com a construção de três espigões, inicialmente. A Restauração Costeira no Litoral de Caucaia foi anunciada nesta sexta-feira (22) pelo governador Camilo Santana e o prefeito Vitor Valim, e projeta a construção de 11 espigões, ao todo. O investimento, nessa primeira etapa – área mais atingida -, será de cerca de R$ 44 milhões, sendo aproximadamente 90% do Governo do Ceará e o restante, recurso da Prefeitura.

Sonho antigo de moradores e comerciantes, a requalificação vai evitar que a erosão marinha permaneça e assim continue prejudicando o cotidiano da população, bem como a geração de novos negócios. “Assinamos hoje algo muito importante para a cidade, a economia e a geração de emprego – que é a nossa grande preocupação diante dos efeitos da pandemia. Caucaia tem um potencial muito forte para o turismo. Essa obra tem uma engenharia grandiosa. Vamos iniciar o mais rápido possível e trabalhar as outras etapas futuramente”, esclareceu Camilo Santana.

Após licitada, o tempo estimado para conclusão das obras é de 12 meses. A intervenção é baseada em um anteprojeto realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária. O prefeito Vitor Valim agradeceu a parceria e reforçou a importância daquele momento. “Desde o meu primeiro dia de governo sempre contei com o Governo do Estado. E hoje, neste convênio assinado, vejo um sonho do nosso município se tornar realidade. Sei o quão importante é para o turismo, que é a maior ‘indústria’ na geração de empregos diretos e indiretos, a requalificação do nosso litoral”, destacou o gestor municipal.


Últimas notícias