segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Governo de Barbalha se reúne com representantes da Bulandeira para debater sobre abastecimento de água


Em reunião realizada na sexta-feira, 08, o Prefeito Guilherme Saraiva e representantes da Associação dos Moradores do Parque da Bulandeira debateram sobre a habilitação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) na gestão do sistema de abastecimento de recursos hídricos dos bairros Mata dos Limas, Mata dos Dudas e Bulandeira.

Durante o encontro, foram elucidadas as principais questões sobre o funcionamento da rede de distribuição de água nessas comunidades e os benefícios em relação à concessão do serviço para a Cagece, que, caso assuma, estará auxiliando no consumo consciente dos recursos hídricos no município. Também serão executadas melhorias na rede de abastecimento de água e instalação de hidrômetros, de forma gratuita, em todos os imóveis.

Na ocasião, também foi debatida a proposta da isenção da cobrança da taxa de consumo, para as famílias de baixa renda que tiverem consumo mensal de 0 a 10m³ de água. Diante do exposto, ambas as partes concordaram com os termos apresentados. “Foi uma reunião muito proveitosa em que ouvimos as demandas dos representantes da população e também apresentamos o projeto que beneficiará os moradores e irá promover a justiça social, ambiental e um consumo consciente da água”, afirmou o prefeito Guilherme Saraiva.

Lei

Vale lembrar que, de acordo com a Lei nº 2.397, estabelecida no ano de 2019, ficou alterada a linha perimétrica de Barbalha. Ou seja, os bairros Bulandeira, Mata dos Limas e Mata dos Dudas deixaram de pertencer à zona rural do município e passaram a integrar como áreas urbanas.

Neste mesmo ano, foi concedida à Cagece, por meio de convênio, a concessão para o tratamento e fornecimento de água potável e esgotamento sanitário no município pelo período de 35 anos. Logo, a atual gestão tem cumprido com os acordos visando o melhor para a população barbalhense.

Também estiveram presentes, os representantes da Associação dos Moradores do Parque da Bulandeira, Professor Aurélio Matias, Maria do Socorro e Francisco Silvano, o chefe de gabinete, Tiago Pereira e o secretário adjunto do governo, Josueh do Nascimento.

Últimas notícias