quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Glêdson Bezerra continua no cargo de prefeito de Juazeiro, após julgamento de recurso no TRE-CE


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) absolveu o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos),  em processo por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2020. A decisão em julgamento de primeira instância determinava a cassação dos diplomas dos gestores. 

Em abril deste ano, Glêdson e o vice Giovanni tiveram os diplomas cassados pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral do Ceará, Giacumuzaccara Leite Campos. No mês de junho, o Tribunal recomendou a manutenção da decisão. Nela, o juiz constatou o uso irregular de um helicóptero – que pertenceria ao empresário Gilmar Bender (PDT), aliado dos então candidatos – durante uma carreata da campanha de Glêdson realizada às vésperas das eleições. No evento, a aeronave teria inclusive despejado uma “chuva” de papel picado, que foi transmitida nas redes sociais.

Nesta quinta, por 5 votos a 2, os juízes do TRE refutaram a recomendação. Durante o julgamento, no sentido de indeferir a denúncia de abuso de poder econômico, os juízes Raimundo Nonato Santos, Eduardo Scorsafava, David Sombra e o presidente do TRE, desembargador Inácio Cortez, acompanharam o voto da relatora. Na contramão, os magistrados George Lima e Roberto Viana votaram para manter a cassação.

Últimas notícias