sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Geossítio Riacho do Meio recebe entidades ambientais na Semana do Município


O Parque Natural Municipal Luís Roberto Correia Sampaio, no sítio Riacho do Meio, em Barbalha recebeu entidades ambientais na Semana do Município. A unidade foi reaberta ao público recentemente e busca parcerias para oferecer programação de atividades diversificadas de forma contínua. O encontro, realizado na última quarta-feira, 18, faz parte das comemorações dos 175 anos de emancipação política de Barbalha.

O local é reconhecido como Unidade de Conservação em nível estadual também, com o Monumento Natural Sítio Riacho do Meio. Além de fazer parte do Geopark Araripe, da Unesco. Com a revitalização, ganhou segurança 24 horas. Para a reabertura oficial recebeu duas peças do acervo da exposição Gigantes do Kariri, do Geopark.

O vice-prefeito municipal, Vevé Siqueira, destaca que é preciso atrair os visitantes de fora, mas também os próprios barbalhenses que ainda desconheçam o espaço. “Temos muitas possibilidades de tornar um roteiro turístico saindo do Centro, patrimônio histórico e cultural, passando pelo Riacho do Meio, Caldas, Teleférico”, elencou.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alex de Sá Barreto, o intuito é construir um viveiro municipal, unidade de compostagem e oferecer serviços de convivência com programação diversificada toda semana, com palestras, oficinas e outras atividades. Sempre pensando na inclusão dos moradores locais. “Com a volta às aulas, queremos que as escolas estejam presentes aqui. A gente sabe que a educação ambiental é o pontapé para a preservação do meio”, ressaltou.

O geossítio Riacho do Meio possui trilhas ecológicas, fontes d’água e riqueza natural da fauna e flora, com destaque ao Soldadinho do Araripe, ave endêmica da região. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Últimas notícias