quinta-feira, 7 de novembro de 2019

No Crato - Privatização dos correios é debatida na Câmara Municipal


No Crato, os vereadores debateram sobre a privatização dos correios, proposta feita pelo governo federal. A Casa recebeu a Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (Sintect), Maria de Lourdes, que utilizou a tribuna para expor a situação ao plenário.

De acordo com Lourdes já existem dois projetos em tramitação para retirar da constituição federal o Art. 21, que garante a existência dos correios como empresa pública. Ela destacou que está sendo feita uma verdadeira “peregrinação” nas cidades da região pedindo apoio às Câmaras.

“O correio é do povo e não pode ser vendido sem o aval do povo”, destacou. Segundo ela, as Câmaras municipais são importantes, pois são nesses espaços em que os deputados federais e senadores vem buscar voto. A coordenadora ressaltou que existe defasagem de pessoal e as sedes estão deterioradas. Inclusive no Crato, segundo ela, o prédio está “caindo aos pedaços” e se quer possui banheiros para os carteiros. Ela sugeriu ainda que a sede fosse tombada para que seja melhor utilizada pela população.

O vereador Bebeto (PODE) destacou que os Correios é a única empresa pública do Brasil, e ainda sugeriu o envio de requerimento para o congresso nacional solicitando que a PEC, que pretende retirar a competência exclusiva da União sobre o serviço dos correios, seja retirada de pauta. Disse também que é importante o apoio das cidades vizinhas.

Amadeu de Freitas (PT) parabenizou as ações promovidas pelo sintect que pede o apoio às cidades da região. O vereador falou da importância da instituição em meio às novas tecnologias, pois realiza a entrega de produtos comercializados pela internet. Ele frisou ainda que uma empresa privada não vai prestar os mesmos serviços em cidades pequenas.

Thiago Esmeraldo (PP) declarou que algumas cidades não possuem banco e o correio está nessas localidades com o banco postal oferecendo os serviços. Ele destacou os trabalhos dos selos que levam a cultura de cada região, inclusive do Cariri com a divulgação do soldadinho do Araripe. Thiago solicitou que fosse enviada a moção para todos os deputados federais do Ceará além do governo federal.

O presidente da casa, Florisval Coriolano (PRTB), disse apoiar o movimento e afirmou que estaria entrando em contato com o deputado federal no qual votou e apoiou para que ele pudesse intervir na retirada de pauta do projeto. O vereador ainda informou que seria colocada em votação uma moção de apoio aos correios, aprovada por unanimidade dos parlamentares.

Últimas notícias