sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Na Câmara do Crato - Desenvolvimento urbano é discutido em sessão ordinária


Na sessão ordinária realizada na quarta-feira (30) os vereadores receberam, a convite de Amadeu de Freitas, professores da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), além do reitor da Urca Lima Júnior, e do secretário de meio ambiente e des. Territorial, Brito Júnior, para debaterem acerca do desenvolvimento urbano no Crato e na região do Cariri, por conta do Dia mundial das Cidades em 31 de outubro.

O professor da UFCA, Ranieri Moreira, coordenador do laboratório de estudos de gestão de cidades e territórios, falou a respeito do colóquio sobre cidades inovadoras e inclusivas. Para ele, a discussão trouxe novas perspectivas para contribuir e pensar como fortalecer as ações visando às questões urbanas no município e no Cariri.

Já o professor Edimar Pinheiro, do curso de geografia da URCA, destacou que há uma dinâmica urbana forte no sul do estado. Segundo ele, os estudos já avançaram bastante na questão ambiental e são necessárias políticas públicas para que seja discutida a sustentabilidade ambiental envolvendo economia, cultura e sociedade como um todo.

O Reitor da Urca, Francisco Lima Jr., destacou que o debate sobre o desenvolvimento urbano tem como objetivo abordar as problemáticas urbanas na região do Cariri e ressaltou que a universidade tem um papel fundamental no processo, pois é um espaço que atua de fato na plataforma de ações. Lima Jr. ainda informou que existe um observatório na Urca das migrações para avaliar os espaços urbanos da região. 

Ainda na sessão desta quarta foi aprovada em segunda votação a Lei Orçamentária Anual de 2020 com 18 favoráveis e uma abstenção do vereador Jales Veloso (PSB). Ao término da votação o presidente da casa Florisval Coriolano (PRTB) encerrou a sessão.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias