segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Fecomércio realiza encontro com prefeitos da Região do Cariri


O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou no último sábado (9), do Encontro com Prefeitos da Região do Cariri, idealizado pela Fecomércio. O evento, realizado no Iu-á Hotel, faz parte da programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas, que ocorre de 8 a 12 de novembro.

A pauta do encontro foi sobre o fato de que o patrimônio histórico do Cariri tem estado em destaque nos últimos anos, sobretudo, após ações de preservação. Na ocasião, foram discutidos a herança cultural e arquitetônica das cidades do Cariri, a sazonalidade em relação a eventos e turismo, e outros pontos em relação a gestão pública.

Na oportunidade, foi feita uma apresentação sobre patrimônio histórico, com a campanha de indicação da Chapada do Araripe como patrimônio da humanidade e sobre gestão pública.

Conduzindo a reunião, o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Maurício Filizola, junto do presidente licenciado da Fecomércio-CE, e vice-presidente administrativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Luiz Gastão Bittencourt, enalteceram as potencialidades da região do Cariri e apontaram a possível mudança do evento Mostra Sesc para o primeiro semestre.

Alemberg Quindins, gestor da Organização Não Governamental, Fundação Casa Grande, apresentou um estudo preliminar sobre os aspectos da paisagem da Chapada do Araripe, mostrou peculiaridades sobre o clima e a relação com o fluxo turístico.

O gerente de negócios estratégicos Senac/Sesc Cariri, Isaac Coimbra, disponibilizou informações acerca das instituições nas quais gerencia, ressaltando a importância de parcerias com os governos municipais para o desenvolvimento da região.

O Sistema Fecomércio está presente no município do Crato, através do Sesc e do Senac. O Sesc chegou ao Crato em 1972. A unidade proporciona eventos artístico-culturais e programas de saúde, educação, lazer e assistência. Os comerciários dispõem de biblioteca, centro esportivo, lanchonete e atividades de turismo social. Na área educacional, são oferecidos educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, além de cursos de atualização de conhecimento e desenvolvimento artístico e formação contínua de professores.

Completando 25 anos de atuação no município, o Centro de Educação Profissional Antônio Oliveira Santos (Senac Crato) oferta diversos cursos de qualificação e aperfeiçoamento que fortalecem o setor do comércio de bens, serviços e turismo na região. Entre os cursos realizados se destacam os de beleza, saúde, gastronomia, informática, gestão e negócios. Além dos cursos, a unidade desenvolve ações educacionais, como: palestras, ações extensivas, consultorias que proporciona serviços de qualidade para a população cratense.

Presentes no momento, além de gestores municipais de toda a região do Cariri, o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias