sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Justiça Eleitoral no Ceará completa 87 anos


A Justiça Eleitoral do Brasil surgiu há 87 anos, instituída pelo Decreto nº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, conhecido como Código Eleitoral de 1932.

No Ceará, a instalação do Tribunal Regional Eleitoral ocorreu no dia 2 de agosto do mesmo ano. A sessão inaugural ocorreu às 14h, no Salão de Honra do edifício da Assembleia Legislativa, na ocasião, funcionando no Palacete Senador Alencar, na Rua São Paulo, nº 51, centro de Fortaleza.

A solenidade foi presidida pelo desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa, a quem coube também comandar a última sessão da 1ª fase da Justiça Eleitoral no Ceará quando de sua extinção, em 1937, bem como a primeira sessão de reinstalação, ocorrida em 1945.

De lá para cá, a Justiça Eleitoral vem desempenhando o seu mister, procurando realizar as suas funções com qualidade, confiança e eficiência, buscando sempre se modernizar e se aperfeiçoar, possibilitando a qualificação do seu quadro de servidores e de juízes eleitorais, assumindo o compromisso de garantir a legitimidade do processo eleitoral, visando a ser modelo de excelência na gestão do processo eleitoral e na educação política da sociedade, e contribuindo, por tudo isso, para o fortalecimento da democracia brasileira.

Nesta data, o TRE-CE parabeniza todos os magistrados, servidores e colaboradores que fazem parte desta justiça especializada e que se doam com profissionalismo, honradez e dedicação à construção da imagem positiva da Justiça Eleitoral no Ceará perante a sociedade.

Últimas notícias