sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Tombamento: Antonina do Norte terá lugar reconhecido como patrimônio histórico e cultural pelo Governo Federal.


A reunião de apresentação do relatório colaborativo de reconhecimento de potencial histórico e do patrimônio cultural da área denominada “Guerrilhas”, no município de Antonina do Norte, ocorreu na quinta-feira, 22, no auditório da Secretaria de Cultura, Meio Ambiente e Lazer.

O encontro contou a presença dos arqueólogos Agnelo Queirós e Mikael Correia para apresentar a sociedade o relatório de cadastro da localidade “GUERRILHAS”, situada no município de Antonina do Norte, como Sítio Histórico e Arqueológico tombado junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A localidade é lugar de memória e guarda vestígio de trincheiras e montículos de pedras de conflitos armados que aconteceram nos anos de 1817 na Insurreição Pernambucana, em 1824 na Confederação do Equador e em 1832 na Revolta de Pinto Madeira.

Esse reconhecimento é uma oportunidade ímpar para projetar o município a nível estadual, nacional e internacional.

Com isso, vai possibilitar o desenvolvimento de turismo sustentável visando uma visita onde o turista tentará causar um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e na economia. Vislumbrando ainda o desenvolvimento da pesquisa científica e parcerias com instituições e universidades que já apresentaram o interesse em conhecer a localidade.

(Blog do Flaviano Oliveira)

Últimas notícias