Banner Governo do Estado

Banner Prefeitura de Fortaleza

Banner Câmara de Fortaleza

RADIO

sábado, 31 de agosto de 2019

Saúde do Crato promove capacitação em manejo clínico das arboviroses para médicos


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ontem, sexta-feira, 30, capacitação em manejo clínico das arboviroses para médicos que atuam no município. 

O encontro, que aconteceu no auditório da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), teve como foco elucidar informações importantes acerca das doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika, e chikungunya.

O facilitador da capacitação, o médico infectologista Pablo Pita, repassou conhecimentos de extrema relevância para os participantes, iniciando com um histórico do Aedes Aegypti e das doenças relacionadas ao mosquito. Seguiu elencando características da dengue, zika e chikungunya, com explicações claras sobre sintomas, diagnósticos, orientações, cuidados, manifestações clínicas atípicas e típicas. 

Dr. Pablo enalteceu que as principais ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e eliminação das arboviroses, como zika, dengue e chikungunya, acontecem por diversas formas, a exemplo da formação continuada dos profissionais de saúde para a melhoria constante nos atendimentos e a atuação consciente e permanente da população.

“O intuito dessa capacitação é melhorar ainda mais a qualidade no atendimento ao usuário dos serviços de saúde do Crato. É de suma importância um olhar cada vez mais atento em relação as arboviroses, evitando assim, aumento de casos, complicações e até óbitos”, explica a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Danielle de Norões Mota.

O Médico Mastologista, João Paulo Correia Mendes, esteve participando da capacitação e ressaltou a importância do momento. “Precisamos estar cada vez mais aptos, munidos de elementos para a melhoria do nosso manejo clínico e também para disseminarmos informações entre profissionais e para os nossos pacientes”, destacou.

Proporcionar capacitações e qualificações aos profissionais da saúde é uma das premissas da gestão do prefeito Zé Ailton Brasil. Sempre visando ofertar um melhor atendimento a toda população cratense. 

Também presentes no encontro, a Coordenadora da Atenção em Saúde do Município, Deborah da Conceição, e as coordenadoras de Célula da Atenção Básica, Marla Teodolina, Adriana Souza e Neyanna Batista.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias