sábado, 31 de agosto de 2019

Saúde do Crato promove capacitação em manejo clínico das arboviroses para médicos


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ontem, sexta-feira, 30, capacitação em manejo clínico das arboviroses para médicos que atuam no município. 

O encontro, que aconteceu no auditório da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), teve como foco elucidar informações importantes acerca das doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika, e chikungunya.

O facilitador da capacitação, o médico infectologista Pablo Pita, repassou conhecimentos de extrema relevância para os participantes, iniciando com um histórico do Aedes Aegypti e das doenças relacionadas ao mosquito. Seguiu elencando características da dengue, zika e chikungunya, com explicações claras sobre sintomas, diagnósticos, orientações, cuidados, manifestações clínicas atípicas e típicas. 

Dr. Pablo enalteceu que as principais ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e eliminação das arboviroses, como zika, dengue e chikungunya, acontecem por diversas formas, a exemplo da formação continuada dos profissionais de saúde para a melhoria constante nos atendimentos e a atuação consciente e permanente da população.

“O intuito dessa capacitação é melhorar ainda mais a qualidade no atendimento ao usuário dos serviços de saúde do Crato. É de suma importância um olhar cada vez mais atento em relação as arboviroses, evitando assim, aumento de casos, complicações e até óbitos”, explica a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Danielle de Norões Mota.

O Médico Mastologista, João Paulo Correia Mendes, esteve participando da capacitação e ressaltou a importância do momento. “Precisamos estar cada vez mais aptos, munidos de elementos para a melhoria do nosso manejo clínico e também para disseminarmos informações entre profissionais e para os nossos pacientes”, destacou.

Proporcionar capacitações e qualificações aos profissionais da saúde é uma das premissas da gestão do prefeito Zé Ailton Brasil. Sempre visando ofertar um melhor atendimento a toda população cratense. 

Também presentes no encontro, a Coordenadora da Atenção em Saúde do Município, Deborah da Conceição, e as coordenadoras de Célula da Atenção Básica, Marla Teodolina, Adriana Souza e Neyanna Batista.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias