terça-feira, 6 de agosto de 2019

Governo do Ceará divulga 2 mil estudantes selecionados no próximo dia 27


No próximo dia 27 de agosto, o Governo do Ceará anunciará a lista de selecionados para o Programa AvanCE- Bolsa Universitário. Serão ao todo 2 mil alunos de escola pública escolhidos para receber bolsa de meio salário mínimo como auxílio no início de curso no Ensino Superior. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira (6), durante bate-papo ao vivo com a população por meio de suas redes sociais (Facebook e Instagram).

“O Ceará criou esta bolsa para alunos da escola pública de baixa renda que ingressam na universidade, muitas vezes fora das suas cidades de origem e enfrentando uma série de problemas para se manter. A bolsa é de meio salário mínimo para incentivar o aluno a dar continuidade aos seus estudos, garantindo um futuro melhor e que ele se capacite para o mercado de trabalho. Este é um programa pioneiro no Brasil, já é replicado por outros estados, como Pernambuco. Para 2019, nós dobramos as vagas ofertadas de mil para 2 mil”, explicou o chefe do Executivo. O AvanCE foi lançado em 2017 pelo governador Camilo Santana.

A seleção para o AvanCE de 2019 teve início no mês de março deste ano, com investimento de R$ 12 milhões. Os concorrentes devem ter ingressado em curso de graduação em Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2018 ou 2019. Também foi exigido a cada candidato cursar, no mínimo, 12 créditos de disciplinas do atual semestre letivo e ter frequência de, no mínimo, 75% em cada disciplina cursada. O candidato precisa ter média geral igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo válidas a edição de 2017 ou 2018. Para concorrer, o aluno também deve estar com o cadastro devidamente atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

(Governo do Ceará)

Últimas notícias