O Cariri registrou as maiores chuvas do Ceará nesta segunda-feira, 4, segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O maior índice foi registrado no município de Cariús, com o acumulado de 142 milímetros (mm), seguido por Várzea Alegre, com 134 mm, e Lavras da Mangabeira, onde choveu 103 mm.
Até o momento, a região registrou oito das dez maiores chuvas do Ceará, das quais três foram em postos de coleta de Cariús e duas em pontos de Várzea Alegre.
Segundo a Fundação, pelo menos 111 municípios registraram chuvas entre as 7 horas da manhã do último domingo, 3, e as 7 horas desta segunda, 4. Os dados seguem em atualização.
O cenário de maiores chuvas do sul do Estado deve se manter até o final desta segunda, quando a expectativa é de céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com chuva isolada no Sertão Central e Inhamuns, na Jaguaribana, no Cariri, na Ibiapaba e no Litoral Norte.
Para terça, 4, e quarta-feira, 5, a previsão indica chuvas isoladas em todas as macrorregiões do Ceará. Segundo a Funceme, a tendência é de que ocorra um aumento de nebulosidade e de volumes pluviométricos sobre todo o Estado, causado pela atuação de efeitos locais, somados a áreas de instabildiade vindas do oceano.