sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Ministério da Saúde anuncia Campanha Nacional de Multivacinação

 
O Ministério da Saúde anunciou, nesta 5ª feira (30.set), a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A campanha será realizada entre 1º e 29 de outubro, em cerca de 45 mil postos de saúde. Serão disponibilizados, ao todo, 18 tipos de vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, e protegem de doenças como febre amarela, sarampo, catapora, poliomielite e caxumba.

Durante o evento de lançamento da campanha, em Brasília, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, chamou a atenção para a queda da cobertura vacinal nos últimos anos: "Percebemos que, desde 2015, a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo -- reflexo do próprio processo pandêmico nos últimos dois anos. Precisamos melhorar esta cobertura. Ampliar a cobertura vacinal e proteger a população é uma prioridade do governo federal. Manter a vacinação em dia é também um dever dos pais e responsáveis. Leve seu filho, sua criança e adolescente", pediu o secretário. 

O ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, enfatizou que os brasileiros possuem uma cultura de vacinação. "Na vacinação da covid-19, por exemplo, temos mais de 90% da população adulta com a primeira dose, e estamos chegando perto do patamar de 60% da população vacinável com as duas doses. Isso mostra que o brasileiro tem, sim, cultura vacinal. E a gente espera que, ao longo desses 30 dias, isso seja comprovado. O objetivo dessa imunização é evitar que algumas doenças que já estão erradicadas voltem, e mais do que isso: proteger a vida dessas crianças. As crianças são o futuro do nosso país", disse o ministro. 

Últimas notícias