Banner_head Governo do Estado

Banner_head camara fortaleza

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Assembleia Legislativa realiza Seminário de Governança para prefeitos e gestores públicos


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoverá, na quinta-feira (07/10) e sexta-feira (08/10) desta semana, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos – Edição Ceará. O encontro será realizado por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e do Núcleo de Responsabilidade Social (NRS), em parceria com a Rede Governança Brasil (RGB), Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e Instituto Plácido Castelo (IPC), do Tribunal de Contas do Estado.

O evento híbrido acontecerá no auditório do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará) e pela plataforma digital Zoom. Haverá transmissão nos canais de TV Assembleia, Unipace e IPC no YouTube.

O seminário objetiva disseminar o conhecimento da governança como referência para o desenvolvimento de administrações públicas municipais, de modo que possam se tornar cada vez mais eficientes no atendimento das demandas dos cidadãos, sustentadas na transparência e qualidade dos serviços prestados.

"A expectativa é a de que o Estado acompanhe o desenvolvimento cultural e tecnológico do mundo, da sociedade. Para isso, é fundamental o seu envolvimento na cadeia que contempla os processos de discussão, formulação e desenvolvimento de políticas públicas em todas as áreas que determinam a vida em sociedade", ressalta o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão.

Para o deputado Salmito, presidente da Unipace, o conceito e as práticas da governança pública precisam ser conhecidos e difundidos no País, "como um caminho estratégico necessário para o desenvolvimento pleno e sustentável da sociedade".

Estão entre os palestrantes o ministro do TCU e principal representante da RGB, Augusto Nardes; o ex-ministro da Saúde Nelson Teich; o ex-secretário de Saúde do Paraná (PR), Antônio Carlos F. Nardi; além dos ex-ministros Raul Velloso e Cláudia Cotins.

Participam ainda o prefeito de Maragogi (Alagoas), Sérgio Lira, que apresentará a experiência exitosa de governança pública já implantada no município, e o prefeito do município de Sobral, Ivo Gomes, que falará sobre as iniciativas na educação que tornaram o município referência nacional de política pública do setor.

A primeira-dama da Assembleia, Cristiane Sales Leitão, do Núcleo de Responsabilidade da Assembleia Legislativa do Ceará; Karolyne Utomi, da RGB, e Annette de Castro, vice-presidente da Mallory Eletroportáteis, também participam como expositoras do tema "Lideranças Femininas que trabalham com o foco em Governança e Responsabilidade Social". Além do vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, com a palestra sobre o Plano Fortaleza 2040.

Últimas notícias