terça-feira, 13 de agosto de 2019

Projeto prevê 50% de desconto no IPTU de quem adotar cão em situação vulnerável em Juazeiro do Norte

Pessoas que adotarem um cachorro em situação de vulnerabilidade em Juazeiro do Norte poderão ter descontos de até 50% em suas contas do IPTU. A ação faz parte de um projeto de indicação da câmara de vereadores de Juazeiro. O projeto visa torna-se em breve em o "Programa de Resgate de Cães Abandonados''. O texto é de autoria do vereador Valmir Domingos (PPS).

A proposta do projeto é viabilizar o atendimento, acolhimento e reabilitação de cachorros que estejam em situação vulnerável. No texto, fica à cargo e responsabilidade da prefeitura de Juazeiro a manutenção de um abrigo temporário para os cães abandonados. Pelo projeto, a pessoa que adotar um cachorro terá o direito à receber um tratamento veterinário antes da adoção, juntamente com uma casinha para o animal e mais 50% de desconto no IPTU.

Próximas Etapas

Após ser apresentado, o projeto segue para apreciação da Comissão de Legislação e Justiça, que tem um prazo de cinco dias úteis para ser apresentado o parecer, favorável ou não. Em seguida, o texto volta para o presidente da casa, o vereador Darlan Lobo (MDB), que decidirá quando o texto irá para votação em plenária.

A comissão responsável pela apreciação do projeto é composta pelos veradores, Davi Araújo (PEN), Damian Lima (PRTB), Cicinho Cabelereiro (PPL) e o vereador Nivaldo Cabral (DEM).

O que é o IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é – como diz o nome – um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada.

Quem tem que pagar o IPTU?

O proprietário do imóvel é o responsável pelo pagamento do IPTU. Ele pode ser tanto pessoas físicas (consumidores) como empresas jurídicas (empresas). Cada imóvel tem o próprio IPTU. Então, se você tem mais de uma casa, vai pagar mais de um imposto.

Últimas notícias