sábado, 3 de agosto de 2019

Prefeitura de Juazeiro do Norte e TRE se unem em campanha que estimula o voto consciente


A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), deu início ontem (sexta-feira,2), a Campanha #PartiuMudar, que visa estimular o exercício da cidadania e do voto consciente em adolescentes. A campanha também irá auxiliar o município na ascensão dos índices relacionados à participação de adolescentes no processo eleitoral exigidos para a conquista do Selo Unicef.

O prefeito Arnon Bezerra participou do lançamento que aconteceu no Memorial Padre Cícero e enfatizou a relevância da campanha não apenas para a conquista do Selo Unicef no Município, mas como uma ideia de promover o esclarecimento acerca do que é o voto livre e responsável e sua importância para o fortalecimento das instituições democráticas de todo País. “O voto faz parte do exercício da cidadania. A consciência da sua responsabilidade desde jovem é um passo para melhorarmos como sociedade, já que a escolha dos representantes políticos vem dessa consulta popular que é o voto”, disse Arnon Bezerra.

Na ocasião, representantes dos grêmios estudantis das 14 Escolas da rede pública estadual de ensino estiveram presentes no Memorial Padre Cícero e assistiram palestra com o Juiz da 19ª zona eleitoral, Péricles Victor Galvão de Oliveira, com tema ‘Educação para a cidadania democrática’.

Seminários, campanhas nas escolas, palestras, entre outras atividades, estão na programação da campanha como iniciativas, em parceria com o TRE e a Administração Municipal, para atingir os indicadores sociais exigidos pelo Unicef para a conquista do Selo. “Pretendemos realizar a emissão de quatro mil títulos eleitorais de jovens juazeirenses com idades entre 16 e 17 anos até dezembro de 2019”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto.

Uma das etapas da campanha encabeçada pela coordenação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) é o encaminhamento de jovens eleitores para o Cartório Eleitoral para o acesso ao procedimento.

Também estiveram presentes no evento o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e coordenador do NUCA Juazeiro, Anderson Lima, o Secretário executivo da Sedest, Tiago Pereira, e a técnica de gestão da Sedest, Luciana Manenti.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias