sábado, 3 de agosto de 2019

Governo do Crato entrega cadeiras de rodas a usuários atendidos pelo Programa de Reabilitação Física


Ir à praça, à rua ou mesmo ao médico parece uma atividade muito simples, mas, às vezes, bem complicada para as pessoas com deficiência motora que não dispõe de uma cadeira de rodas adequada para auxiliar na sua locomoção.

Para melhorar a vida dos usuários do Programa de Reabilitação Física, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de 38 cadeiras de rodas na tarde desta sexta-feira (2), no Paço Municipal. Compradas com recursos do próprio município, do total, 24 cadeiras são convencionais, cinco infantis e nove motorizadas.

A pequena Kemily Giovana, de sete anos, aguardava o equipamento há quatro anos e a mãe ficou feliz com o novo meio de transporte da filha. “Acho bom. Vai ajudar em tudo. Ela vive mais na cama ou no chão, sentada”, comentou a Ercília Maria da Conceição, que já estava planejando os passeios com a filha pelo Sítio Malhada, onde residem.

De acordo com Dona Ercília, Kemily teve paralisia cerebral, uma síndrome classificada por uma rara lesão no cérebro, que acomete duas em cada mil crianças nascidas vivas em todo o mundo. Além de beneficiada com a cadeira de rodas infantil, a menina é atendida pelo Centro de Reabilitação, que oferece atendimento de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Assistência Social e Ortopedia.

Após superar o trauma de perder os movimentos das pernas, ao ser atingido com um tiro durante um assalto, Kauã de Oliveira Sales, de 17 anos, que recebeu uma cadeira motorizada, pretende retornar a escola. À época, ele cursava o 8º ano, no Distrito de Dom Quintino. “Agora quero voltar a estudar e com a cadeira motorizada será mais fácil”, comentou.

É essa alegria e realização que o prefeito Zé Ailton Brasil quer proporcionar aos cidadãos cratenses, conforme o mesmo afirmou durante a solenidade. “Trabalhamos muito para hoje fazermos a entrega dessas cadeiras e para mudar a vida de cada um de vocês. Também estamos realizando intervenções nas escolas e nos espaços públicos, tornando a cidade mais acessível. Vamos zerar a fila de espera das cadeiras de rodas para que a população não espere mais quatro anos, como aconteceu”, afirmou o gestor.

O Secretário de Saúde, André Barreto, falou do incansável trabalho da equipe da saúde em resolver todas as demandas da população. E informou que “em breve a população receberá um Centro de Reabilitação novo, moderno e mais adequado para o atendimento”. O equipamento funcionará no novo Posto da Grota, que está em reforma.

Para o advogado Jefferson Santana, representante da gestão municipal na área da acessibilidade, esse Governo é um marco para a inclusão dos deficientes físicos de Crato. "É uma grande alegria para todos nós saber que estamos fazendo uma gestão de vanguarda, proporcionando a todos vocês a oportunidade de serem protagonistas das suas vidas. Esse é o primeiro passo para a inclusão", comentou.

Para o Presidente da Câmara Municipal, vereador Florisval Coriolano, essa é mais uma ação que mostra o avanço e as conquistas que a atual gestão vem proporcionando a população cratense.
Também estiveram presentes no evento, os vereadores Fernando Brasil, Adil, Tico da Serrinha, Marquim do Povão, Pedro Alagoano e Thiago Esmeraldo; secretários municipais, servidores e familiares dos beneficiados. A entrega das cadeiras de rodas foi abrilhantada pela Banda Municipal de Música.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias