sábado, 10 de agosto de 2019

Coordenação Estadual do PNAE realiza Formação de Atores Sociais em Aurora


A Coordenação Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sob a representatividade das monitoras Laênia Avelino e Rafaela Holanda realizou, na quinta-feira (8),no município de Aurora, a Formação de Atores Sociais – PNAE. O certame ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação de Aurora, situada no Bairro José Fernandes Campos.

O momento reuniu representantes das cidades de Aurora, Barro, Caririaçu, Missão velha, Mauriti e Milagres, de distintos setores da área educacional, tais como: professores, diretores (as) de escolas, merendeiras, agricultores (as) familiares, alunos da EEIF Romão Sabiá, inclusive o secretário municipal de Educação, professor Raimundo Leal:, a coordenadora pedagógica, Ana Calixto; a nutricionista, Nayara; o presidente municipal do CAE (Conselho de Alimentação Escolar, professor Tony Albuquerque, o assessor contábil da prefeitura, Décio Santana; dentre outros participantes.

A formação foi ministrada pelas monitoras do PNAE, Laênia Avelino e Rafaela Holanda, sendo que a primeira destacou a princípio a importância do trabalho de monitoramento; exibiu um sucinto vídeo sobre o maior programa de escolar do mundo, quer dizer, o PNAE, objetivo do programa e suas diretrizes, inclusive mencionou que o PNAE é o mais antigo programa do Governo Brasileiro na área escolar e de segurança alimentar e nutricional (SAN). Laênia disse também que o referido programa atende todos os alunos da rede básica das escolas públicas, federais filantrópicas e comunitárias, e prosseguiu explanando acerca do assunto pautado.

A monitora Rafaela Holanda a priori explanou a respeito do CECANE (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar), cujos objetivos específicos da sigla, são os de verificar a conformidade de execução do PNAE, acompanhando e orientando os atores envolvidos, diagnosticar as condições de execução e operacionalização do PNAE, orientar técnica e operacionalmente gestores das E.E.x., membros do CAE, educadores sobre questões relativas ao PNAE.

Antecedendo as palestrantes, o secretário municipal de educação, Raimundo Leal, disse que a visita das técnicas do PNAE, não se tratava de uma questão de intimidação, ou seja, nada em relação a questão de fiscalização condenatória, quer dizer, como se alguma coisa estivesse acontecendo de forma errada, mas sim no intuito de repassar profícuas informações de melhoramento do sistema.
A coordenadora pedagógica, a discente Ana Calixto, frisou que o município de Aurora dispõe de invejáveis programas de alimentação escolar; ressaltou a importância da merenda nas escolas, visto que o aluno bem alimento é certeza de produtividade nas atividades escolares.

A eficácia do PNAE foi testemunhada por agricultores familiares presentes no acontecimento, como por exemplo, a agricultora familiar, Benedita Severo, relatou que iniciou suas atividades no programa, trabalhando em terras arrendadas, mas que atualmente tornou-se proprietária da terra, graças ao PNAE. Também fizeram o uso da palavra, a nutricionista do município, Nayara e o secretário de agricultura, José Dácio.

(Assessoria de Comunicação)

Últimas notícias