terça-feira, 20 de agosto de 2019

Bolsonaro nomeia Cândido Albuquerque para reitor da UFC


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) nomeou ontem Cândido Albuquerque como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Diretor da Faculdade de Direito, Cândido era o segundo na lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consuni) e encabeçada por Custódio Almeida.
A nomeação, antecipada pelo Blog Política do O POVO, foi publicada no Diário Oficial da União no fim da noite dessa segunda-feira, 19, quando expirou o mandato de Henry Campos, a quem Cândido sucede no cargo.

O Consuni da UFC definiu os nomes dos três candidatos ao cargo de reitor da instituição após votação realizada no dia 20 de maio deste ano.

O primeiro foi Custódio, atual vice-reitor da instituição, que teve 25 dos 47 votos. Cândido e Maria Elias, docente de Letras, completavam a lista com 9 e 8 votos, respectivamente.

Para a elaboração da lista, foi realizada, no dia 8 de maio, uma consulta pública entre alunos, servidores e corpo docente. Nessa votação, Custódio recebeu 7.772 votos, ganhando nas três categorias.

Já Cândido ficou na terceira colocação, com 610 votos. Percentualmente, o professor de Direito teve votos apenas de 3,98% dos estudantes (345), 9,41% dos servidores (150) e 6,97% dos professores (115).

A posse de Henry Campos completou quatro anos ontem, 19, mas a UFC informou, por meio de nota, que o mandato do gestor expiraria apenas na próxima sexta-feira, 23, quando se completam quatro anos do início de suas atividades no cargo.

O processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior é regulamentado pelo decreto Nº 1.916, de 23 de maio de 1996. Conforme a legislação, a cada quatro anos, as universidades federais promovem uma eleição para indicar três nomes que formam a lista tríplice.

A relação é enviada para o MEC e a escolha é realizada pela Presidência da República. Desde o primeiro governo Lula, todos os gestores escolhidos eram os primeiros colocados nas listas.
Contudo, o MEC ressaltou que "não há hierarquia na lista tríplice, ou seja, qualquer um dos três nomes pode ser indicado para o cargo de reitor e vice-reitor". Ainda segundo a pasta, dez universidades já tiveram a posse dos reitores. Seis nomes deverão ser empossados ainda em 2019.
Questionado, o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (Adufc-Sindicato), Bruno Rocha, afirmou, antes da divulgação da nomeação, esperar que fosse respeitada a lista.

"A categoria, junto com os demais técnicos e estudantes, elegeu por ampla maioria na consulta o professor Custódio. Tendo em vista disso, e pela experiência democrática, a gente esperava essa nomeação", disse.

"Apesar de tudo, o governo não tem sido regular e tem quebrado essa tradição de fazer essa indicação do mais votado na consulta. Mas a gente tem essa expectativa de um mínimo de bom-senso de que a vontade da universidade seja respeitada", diz Bruno.

Em protesto contra a nomeação de Cândido, a quem chamam de "interventor", alunos, professores e servidores técnico-administrativos da UFC realizam hoje um ato às 18 horas, no cruzamento entre as avenidas da Universidade e 13 de Maio. De acordo com eles, a intenção é defender a "autonomia e a democracia na UFC".

(O Povo)

Últimas notícias