quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Regionalização: Governo do Ceará inicia análise de exames para Covid-19 no Cariri


O Governo do Ceará, por meio da Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) segue ampliando sua política de regionalização e descentralização dos serviços de saúde – prevista na Plataforma de Modernização da pasta. 

A unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Juazeiro do Norte já realiza exames de RT-PCR para Covid-19, com capacidade para cerca de 200 testes diários. Há previsão de que este número salte para 400 testes/dia. 

Para a implantação do serviço no Lacen de Juazeiro foram realizadas, durante a última semana, capacitações com os profissionais. 

Cinco profissionais de nível superior e três técnicos de laboratório na área técnico-científica foram instruídos para a atividade necessária ao serviço. Assim como os profissionais do setor administrativo que foram treinados para fazer a triagem e cadastro das amostras no sistema Gerenciamento de Amostras Laboratoriais (GAL), do Ministério da Saúde.

O RT-PCR é realizado para detectar material genético do vírus nos primeiros dias do aparecimento dos sintomas. O exame é feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta), por meio de sonda ou do swab, um tipo de haste de plástico com algodão nas pontas. 

O resultado dos testes enviados pelas unidades ao Lacen sai em até setenta e duas horas e pode ser acessado pela plataforma Saúde Digital.

Últimas notícias