quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Assembleia inicia semestre legislativo com data do concurso e apoio à democracia


Na abertura da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (5), o presidente Evandro Leitão apresentou as perspectivas para o mês de agosto. Entre elas, a data do concurso marcada para o dia 7 de novembro, anunciado no final de 2019, que precisou ser adiado por conta da pandemia. “Tenho a satisfação de informar aos mais de 33 mil inscritos que já podem se preparar”, afirmou. Também este mês está prevista a distribuição das 10 mil cestas básicas, aprovada no semestre passado. “A Assembleia tem a função de amparar a população com menor poder aquisitivo, especialmente em momentos de calamidade, e é inegável a necessidade de ações para garantir o sustento dessas famílias", destacou.

Na sequência, Evandro Leitão lamentou os constantes ataques à democracia e à Justiça Eleitoral por parte do Governo Federal.

Para o parlamentar, a democracia é o melhor caminho em direção a um país igualitário e que os ataques violentos às instituições e ao processo eleitoral enfraquecem a democracia de forma "inequívoca". “É paradoxal que essa estratégia tenha partido de uma autoridade que se valeu desse processo de votação eletrônico para chegar ao Palácio do Planalto e para eleger uma parcela significativa da sua base de sustentação no Congresso Nacional”, declarou ele, que defende as urnas eletrônicas como "um patrimônio do Brasil", que "vale de inspiração parea vários países do mundo". 

Legislativo

Como início das atividades em alusão ao Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, o presidente da Assembleia ressaltou a inauguração, neste mês, da nova estrutura da Procuradoria Especial da Mulher, liderado pela deputada Augusta Brito. Já a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), que tem à frente o deputado Salmito Filho,está iniciando, nesta semana, as aulas dos cursos de MBA em Gestão e Governança Pública e em Assessoria Parlamentar. 

Pacto Contra o Coronavírus

Os 16 municípios cearenses visitados, durante o mês de julho, pelo Pacto Contra o Coronavírus no Ceará, também foram um tema levantado por Evandro Leitão. A ação, que conta com 18 parceiros, teve como primeira medida o fortalecimento e a conscientização da importância da vacina e dos cuidados sanitários. Quanto à segunda etapa do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará, o parlamentar explicou que serão realizados debates com o setor produtivo de todo o Estado de forma regionalizada para ajudar a ouvir demandas.

Abertura gradual

Em coletiva de imprensa nesta manhã, o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão, explicou que, na próxima semana, a Mesa Diretora deve se reunir para avaliar a abertura gradual dos trabalhos da Casa no segundo semestre. “Tudo será avaliado para que o retorno seja sadio. A tendência é que seja uma retomada gradual, com duas sessões na semana”, explicou.

Evandro Leitão também destacou que tem a previsão de até o final do ano finalizar as atualizações no Regimento Interno da Casa. “A pandemia atrasou os trabalhos, mas já estamos dando celeridade. É algo que precisa ser visto com prudência e serenidade, porque se trata das leis da Casa”, ressaltou.

Últimas notícias