terça-feira, 20 de abril de 2021

STF libera importação da Sputnik V pelo Ceará


O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, permitiu que o Ceará importe a Sputnik V caso a Anvisa não se manifeste sobre a compra até o dia 29 de abril. Portanto, em nove dias. O estado assinou contrato para adquirir 5,87 milhões de doses da vacina russa contra a Covid.

A Anvisa diz que ainda não tem acesso a relatórios de agências estrangeiras que confirmem a segurança, eficácia e qualidade do imunizante, que ainda não foi aprovado no Brasil. Na semana passada, o ministro concedeu a mesma autorização para o Maranhão importar 4,5 milhões de doses.

A decisão do ministro já era esperada, mas havia expectativa de que a importação só seria liberada pelo magistrado após passado o prazo dado à Anvisa para que a autoridade sanitária se manifeste. O fato é que, independentemente da decisão da Anvisa, o Ceará terá direito de concretizar a compra.

A tarefa seguinte será a mais difícil: a Rússia não tem conseguido fabricar a vacina na dimensão dos pedidos, que já chegam a 80 milhões de doses encomendadas por diversos países.

Detalhe: diante de uma população historicamente desconfiada de seus governos, os russos não estão aderindo em massa à vacinação. Há pelo menos duas outras vacinas no País além da Sputnik.

O Instituto Gamaleya de Moscou divulgou, nesta segunda-feira, 19, prévias de um estudo que aponta a efetividade de 97,6% da vacina Sputnik V contra a COVID-19. A divulgação foi feita pelo cientista russo Denis Logunov, membro do Instituto e um dos principais desenvolvedores do imunizante.


Últimas notícias