segunda-feira, 26 de abril de 2021

Assembleia Legislativa realiza 2ª edição do “grandes debates -parlamento protagonista"


Esta edição versará sobre “Sustentabilidade: o caminho para o desenvolvimento” e terá como debatedores o teólogo Leonardo Boff, o deputado federal pelo Rio de Janeiro Alessandro Molon, o secretário do Meio Ambiente do Ceará Artur Bruno, o engenheiro civil e assessor especial do Gabinete do Prefeito de Fortaleza Eudoro Santana e o deputado estadual Leonardo Pinheiro.

O encontro acontecerá de forma virtual, com mediação do jornalista Ruy Lima, a partir das 16h, pela plataforma Zoom, e transmitido pela TV e Rádio FM Assembleia, além das mídias sociais digitais do legislativo estadual.

O projeto, que teve início em março deste ano, sob a coordenação do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, tem por objetivo levar à sociedade novos temas a cada mês, que serão debatidos com especialistas atuantes nas áreas envolvidas, de forma a diversificar e aprofundar o debate.

A questão ambiental ganha importância no mundo inteiro. O “efeito estufa”, as mudanças climáticas derivadas do aquecimento do planeta, estão afetando diretamente a economia e a sociedade.

 A pandemia da Covid-19 evidenciou ainda mais a relação entre meio ambiente e saúde pública, mostrando a precariedade do saneamento básico e o delicado relacionamento com os biomas, cada vez mais ameaçados. Mas também mostrou os impactos benéficos do isolamento social decorrente da pandemia.

Segundo o deputado Tin Gomes (PDT), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, a intenção é reforçar a vocação do legislativo estadual cearense nas discussões de uma agenda política imediata e estratégica: - “O compartilhamento de conhecimento especializado será um importante instrumento de troca argumentativa para subsidiar as decisões parlamentares e para orientar o estabelecimento de políticas públicas”, ressalta.

A secretária executiva do Conselho, Luiza Perdigão, defende uma convivência permanente com o contraditório e a coexistência de diferentes ideias e opiniões, “Com esse projeto, a Assembleia Legislativa reforça seu papel de mediadora de alternativas para o fortalecimento da democracia e do desenvolvimento”, destaca.

Os debatedores convidados têm engajamento profissional e institucional com o tema. O teólogo Leonardo Boff é teólogo da libertação, escritor, professor e conferencista nos mais diferentes auditórios do Brasil e do mundo, assessor de movimentos sociais de cunho popular libertador, como o Movimento dos Sem Terra e as comunidades eclesiais de base (CEB’s).

Alessandro Molon já coordenou a Frente Parlamentar Ambientalista, presidiu a comissão que aprovou o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos, é autor de projetos como PL da Emergência Climática, PL do Mar e PL do Pantanal. Eudoro Santana é engenheiro civil, ex-deputado estadual, ex-diretor regional do INCRA, ex-secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Ceará, ex-diretor geral do DNOCS, e ex-superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza. 

Artur Bruno  é educador, ex- deputado federal, deputado estadual e vereador de Fortaleza, secretário do Meio Ambiente (SEMA) do Estado do Ceará e autor de dez livros, sócio efetivo do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico. Leonardo Pinheiro é deputado estadual, sertanejo, tem suas raízes políticas no Sertão Central e Vale do Jaguaribe. Como médico, exerceu a profissão no interior e tem por preocupação o desenvolvimento sustentável da zona rural. Por isso, assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido.

Entre os temas previstos para as próximas edições estão pandemia e justiça social, temática LGBT, renda básica, segurança pública, saúde mental, violência de gênero, reforma tributária e educação e desigualdades, dentre outros. Ao jogar luz sobre temas que incidem no desenvolvimento social, econômico e político, o parlamento cearense oferece a oportunidade de a sociedade acompanhar a apresentação de diferentes visões sobre questões atuais que afligem à Humanidade. 


Serviço

Projeto Grandes Debates - Parlamento Protagonista

Tema: “Sustentabilidade: o caminho para o desenvolvimento”

Data: 26 de abril de 2021

Horário: 16h

Local: plataforma Zoom, com transmissão pela TV, Rádio FM Assembleia e mídias digitais do legislativo cearense.

Debatedores: o teólogo Leonardo Boff, o deputado federal pelo Rio de Janeiro Alessandro Molon, o secretário do Meio Ambiente do Ceará Artur Bruno, o engenheiro civil e assessor especial do Gabinete do Prefeito de Fortaleza Eudoro Santana e o deputado estadual Leonardo Pinheiro.

Últimas notícias